MM Editorial | Carlos Delich, presidente da ZF, é eleito executivo do ano na categoria Fornecedores do Prêmio AutoData
15061
post-template-default,single,single-post,postid-15061,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

22 nov Carlos Delich, presidente da ZF, é eleito executivo do ano na categoria Fornecedores do Prêmio AutoData

  • Carlos Delich, presidente da ZF para a América do Sul, foi reconhecido na categoria “Liderança Empresarial/Fornecedores”

 

  • Liderança do executivo transformou a operação brasileira em polo exportador de sistemas de direção elétrica e trouxe a menor taxa de turnover dentre todas as cinco regiões reportadas pela ZF

 

  • Gestão do executivo trouxe vários marcos para a operação brasileira, entre elas o crescimento de 17,6% das vendas da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais do Grupo

 

A ZF recebeu na última semana o Prêmio AutoData 2022, um dos reconhecimentos mais importantes da indústria automotiva nacional. Carlos Delich, presidente da empresa para a América do Sul, venceu na categoria “Liderança Empresarial/Fornecedores”. Neste ano, a cerimônia de premiação foi ainda mais especial, devido à comemoração dos 30 anos de atividades ininterruptas da editora. A votação teve uma das mais acirradas disputas de todos os tempos na história do prêmio e ficou aberta no site da AutoData por mais de três meses, contabilizando cerca de 10 mil votos.

 

“Nós da ZF acreditamos em nosso propósito de oferecer uma mobilidade mais limpa e segura para as pessoas. Por isso, a empresa sempre investiu e levou em consideração o potencial do mercado nacional, a alta qualificação e a capacidade da engenharia brasileira”, diz o executivo. Receber esse prêmio será mais um impulso para nossas atividades na região. Parabenizamos também a AutoData por sua importante contribuição ao setor automotivo durante esses 30 anos de história”.

 

Desde quando assumiu a presidência da ZF para a América do Sul, em fevereiro de 2019, Carlos Delich intensificou os negócios da empresa ao fornecer soluções para os novos modelos das principais marcas, tanto no segmento de automóveis como no de veículos comerciais. Isso alavancou o faturamento da empresa no País. O executivo também elevou as exportações e incentivou a criação de um programa de nacionalização de componentes. Além disso, transformou o Brasil em polo exportador de sistemas de direção elétrica.

 

Em 2021, a ZF aumentou suas vendas em 40,2% em relação a 2020, percentual que ficou 50% acima da média mundial. Nesse período, a operação brasileira foi uma das responsáveis pelo crescimento de 17,6% das vendas da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais. Além disso, a ZF do Brasil é hoje o centro global de referência para desenvolvimento de eixos agrícolas. “Temos capacidade para nos tornarmos referência em importantes inovações automotivas com vistas à mobilidade mais segura, eficiente e sustentável”, explica Delich.

 

A ZF produz no Brasil a reconhecida transmissão automatizada TraXon, com sua primeira aplicação global em ônibus tendo sido realizada no País. A mais recente geração de Unidade de Controle de Acionamento de Airbag (ACU) da ZF em todo o mundo foi nacionalizada e vem sendo produzida na unidade de Limeira.

 

Tanto em 2021 como em 2020 a operação brasileira ficou com a menor taxa de turnover dentre todas as cinco regiões reportadas pela ZF. Esse resultado, entre outros fatores, deve-se à cultura e gestão da empresa, liderada por Delich.

 

Trajetória de Carlos Delich

 

Cidadão australiano e natural da Argentina, Delich é graduado em Engenharia e possui MBA em Administração de Empresas pelo Instituto Universitário Aeronáutico da Argentina, além de pós-graduação em Gestão da Engenharia pela Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália.

 

O executivo participou ainda de programas de formação em renomadas escolas internacionais de negócios, como a Harvard School of Law, nos EUA, Astridge-Hult International Business School, no Reino Unido, e Insead-Cedep, na França.

 

Antes de ocupar a presidência da ZF na América do Sul, o executivo respondia pela Unidade de Negócios de Sistemas de Chassis, na Alemanha, localizada na sede da Divisão de Tecnologias de Chassis da ZF, em Dielingen, bem como nos TechCenters, em Northville (EUA) e Xangai (China).