MM Editorial | Becomex oferece as melhores dicas sobre Ficha de Conteúdo de Importação
13966
post-template-default,single,single-post,postid-13966,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

12 mar Becomex oferece as melhores dicas sobre Ficha de Conteúdo de Importação

 

Em nova live aberta aos interessados, e gratuita, será possível entender como manter atualizada, encontrar oportunidades e gerenciar estrategicamente a FCI

 

A Becomex promove no próximo dia 16 de março, às 14h, a live “Estratégias em FCI – Ficha de Conteúdo de Importação: anos depois, quais os desafios da obrigação?”, com inscrição gratuita pelo site https://materiais.becomex.com.br/lives-fci.

 

A FCI é uma obrigação acessória onde todos os estabelecimentos que tenham um processo de industrialização com algum insumo de origem importada estão sujeitos a entregar.

 

Na live será possível entender como manter atualizada, encontrar oportunidades e gerenciar estrategicamente a FCI, considerando que governos estaduais buscam receita adicional nos redutores de ICMS e muitas empresas estão sendo autuadas.

 

“A FCI é desafiadora para as empresas que precisam garantir o envolvimento de todas as áreas impactadas pelo processo, para evitar a atenção do fisco para erros de escrituração da empresa”, explica Maicon Gorges, Gerente de Certificação de Origem e FCI da Becomex.

 

FCI

 

A FCI foi instituída em 2012, e, de acordo com a Resolução nº 13 do Senado Federal, a alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados foi reduzida para 4%.

 

A alíquota de FCI é aplicada a bens e mercadorias importadas, que não sejam submetidos a processo de industrialização ou transformação ou ainda que submetidos a processo produtivo, resultem em bens ou mercadorias com Conteúdo Importado superior a 40%.

 

De acordo com a Resolução, mantém-se as alíquotas interestaduais de 7% ou 12%, conforme o caso, aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional; aos bens produzidos em conformidade com os processos produtivos básicos; PADIS/PATVD e respectivas atualizações; e às operações que destinem gás natural importado do exterior a outros estados.

 

Serviço

 

Live: Estratégias em FCI – Ficha de Conteúdo de Importação: anos depois, quais os desafios da obrigação?

Data e horário: 16 de março, às 14

Inscrição gratuita: https://materiais.becomex.com.br/lives-fci