MM Editorial | ZF Aftermarket apresenta nova embalagem de 200 ml de fluido para freio TRW Varga para motocicletas
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09 dez ZF Aftermarket apresenta nova embalagem de 200 ml de fluido para freio TRW Varga para motocicletas

  • Embalagem de 200 ml para motocicletas possuí a exata quantidade indicada para esse tipo de veículo
  • Formato evita desperdícios, reduz custos e garante eficiência no uso
  • Produto já está disponível nos principais distribuidores e pontos de venda do País

A ZF Aftermarket lançou no mercado brasileiro uma nova embalagem de 200 ml dos fluidos para freio TRW Varga DOTs 3 e 4, desenvolvida para atender especificamente motocicletas. A proposta é oferecer ao reparador e ao consumidor final a quantidade exata indicada para o reservatório do sistema de freios, reduzindo desperdícios e facilitando o manuseio.

Embora o fluído também possa ser aplicado em automóveis, o volume de 200 ml não é suficiente para uma substituição completa do produto do sistema de freios. Por esse motivo, a ZF não recomenda o uso da embalagem para simples complementação. O procedimento adequado é sempre realizar a troca total, esvaziando o reservatório antes do preenchimento do conteúdo do reservatório.

O produto já está disponível em distribuidores e pontos de venda de todo o País. Segundo a empresa, a iniciativa busca alinhar praticidade no uso com os padrões de segurança exigidos pelas normas nacionais.

Características técnicas

Para motocicletas, os fluidos mais comuns são os tipos 3 e 4, que atendem às exigências de desempenho e segurança. É fundamental que o reparador e o consumidor consultem sempre o manual do fabricante para identificar a especificação correta a ser utilizada em cada modelo, garantindo o funcionamento adequado do sistema de freios.

De acordo com a norma ABNT NBR 9292 (2018), os fluidos para freio devem atender requisitos de ponto de ebulição e viscosidade para garantir eficiência no funcionamento.

Os parâmetros variam conforme a classificação do produto – Tipos 3, 4.

Ponto de ebulição “como recebido”: vai de no mínimo 205°C (Tipo 3) a 260°C (Tipo 5.1).

Viscosidade a –40°C: limites que vão de 750 a 1.800 mm²/s, dependendo da categoria.

Esses indicadores são importantes para evitar a formação de bolhas de vapor dentro do sistema e assegurar a resposta rápida dos freios em diferentes condições de uso, desde o trânsito urbano até viagens de longa distância.

O segmento de duas rodas representa uma fatia crescente no mercado de reposição no Brasil, impulsionado pelo aumento da frota de motocicletas em circulação. A oferta de embalagens específicas para esse público acompanha a tendência de adaptação dos fornecedores às demandas de reparadores e motociclistas, que buscam maior eficiência na manutenção e confiabilidade nos componentes utilizados.