
27 maio Programa ZF global “DNA da Qualidade” completa cinco anos com iniciativas de sucesso no Brasil
- Em seu quinto ano, o programa foca em ações para sensibilizar e engajar colaboradores sobre a importância da cultura da qualidade total em todos os processos
- Conceito de “DNA da Qualidade” está presente em todas as unidades da ZF no mundo
- Iniciativas locais como o ZF Quality League +S, Quality Show, Jornada DNA e Por Dentro integram ações que culminam em uma semana dedicada ao tema todos os anos na América do Sul.
A ZF, líder global em tecnologia para mobilidade completa cinco anos do Programa DNA da Qualidade, impulsionando a cada período sua cultura de melhoria contínua. O programa global foi criado com o intuito de promover e fortalecer a cultura de qualidade entre colaboradores de todas as regiões, por meio de ações de sensibilização e engajamento que culminam na Semana da Qualidade, realizadas sempre no mês de novembro.
De acordo com Marcelo Oliveira, Diretor de Qualidade da ZF América do Sul, o “Programa DNA da Qualidade” é uma iniciativa global que se consolidou ao longo dos anos como um marco no desenvolvimento e engajamento dos colaboradores na busca pela excelência em qualidade. Todos os nossos colaboradores e fornecedores são comprometidos de forma integral e a cultura da Qualidade ZF foca na prevenção, gerenciamento de riscos, melhoria contínua e execução sem falhas durante todo o ciclo de vida de nossos produtos e serviços”.
Em 2020 o Grupo ZF lançou o programa global “ZF DNA da Qualidade”, baseado em cinco princípios (cinco “P” das palavras em inglês: “People” que é focado na liderança e desenvolvimento de Pessoas; “Perform”, que preconiza a checagem constante da performance; “Prevent”, orientado na identificação de riscos e ações de prevenção; “Perceive” prevê relacionamento, atendimento às demandas e necessidades do cliente e a sigla “PDCA” (iniciais das palavras, em inglês, Plan (planejar) – Do (fazer) – Check (checar) e – Act (agir): que é o plano geral e vale como base de todos os demais princípios.
Programação intensa envolve colaboradores
Com os cinco princípios do DNA, o programa visa fortalecer a cultura da Qualidade na ZF por meio de iniciativas estrategicamente programadas ao longo dos anos. Dentre elas, estão algumas elaboradas e consolidadas na região América do Sul.
Os encontros incluem competições, palestras, exposições e atividades interativas, além da participação de clientes e fornecedores em eventos exclusivos. Desde 2020 a empresa vem registrando a expansão das atividades presenciais para todos os turnos, com a participação das nove unidades da empresa na América do Sul. De acordo com o executivo, “o engajamento cresce a cada ano”.
Somente em 2024 foram mais de dois mil participantes em eventos online. A iniciativa contou com 14 diferentes iniciativas na América do Sul envolvendo cinco dias de eventos em nove plantas. Houve ainda dois eventos com a participação de clientes e 24 eventos com a participação de fornecedores. Os encontros presenciais foram realizados contemplando os três turnos de produção, com participação direta da liderança de funções corporativa, de negócios e operações.
O programa também incentiva e reconhece iniciativas individuais ou em grupo que proponham melhorias nos processos industriais ou nos próprios produtos. Durante todo o ano, a ZF promove ações contínuas para reforçar as melhores práticas, culminando na Semana de Qualidade, realizada anualmente entre a primeira e a segunda semana de novembro.
“Queremos que cada colaborador, desde a linha de produção até as funções administrativas, entenda a importância fundamental de seu trabalho e de seu engajamento nos processos e como isso impacta diretamente na qualidade de nossos produtos”, afirma o executivo.
O Quality League foi iniciado em 2019 na planta de Sorocaba. Em 2025 passou a chamar-se ZF Quality League +S, abordando também assuntos relacionados a Saúde, Segurança do trabalho e Meio Ambiente, em parceria com o time responsável por esses temas. “Essa transformação reforça o compromisso com a Qualidade de nossos produtos e processos ZF, mas também com o bem-estar de todos os colaboradores”, analisa.
Para garantir a adesão do maior número de pessoas, a ZF desenvolveu um Plano de Engajamento robusto que inclui ações como gamificação e o “ZF Quality Show”. No “ZF Quality League +S” por exemplo, os colaboradores formam equipes e participam de torneios de conhecimento sobre sistema da qualidade, produção e segurança, com premiações para os vencedores. “Essa abordagem lúdica e competitiva tem sido muito eficaz, pois aumenta a conscientização e o comprometimento com os processos de qualidade”, comenta Oliveira.
Como parte das iniciativas de melhoria contínua, desde 2021 a ZF realiza o programa “Por Dentro” – Conversa aberta com Clientes”, evento no formato digital que promove a aproximação dos colaboradores da empresa com as lideranças de seus clientes, colocando-os em contato direto e permitindo trocas valiosas. “É essencial que nossos colaboradores entendam as expectativas dos clientes. Isso fortalece ainda mais nosso engajamento interno”, explica o executivo.
Segundo Marcelo Oliveira, o programa de qualidade implantado nas unidades da ZF na América do Sul tem gerado resultados expressivos, posicionando as fábricas da empresa na região entre as melhores e mais bem qualificadas do Grupo ZF em todo o mundo. “Certamente há ainda uma desafiadora jornada rumo ao “Zero Defeito”, mas estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados por nossos colaboradores do Brasil e demais países da América do Sul, pois, constar entre as fábricas que mais asseguram alta qualidade já demonstra que estamos no caminho certo”, finaliza o executivo.