
22 maio Engenharia brasileira da ZF personaliza software de transmissões e impulsiona eficiência de veículos comerciais produzidos na América do Sul
- Nível de excelência permite à equipe de engenheiros atender demandas regionais, treinar profissionais de outras unidades da empresa globalmente e validar projetos
- ZF entrega softwares customizados de acordo com especificações diferentes para cada aplicação em projetos de montadoras de caminhões e ônibus
- Calibrações avançam nas áreas de segurança, garantem menor consumo de combustível, maior conforto ao dirigir, incorporam conectividade e agregam inteligência aos veículos
A ZF, empresa global de tecnologia que fornece produtos e sistemas de mobilidade avançada para carros de passeio, veículos comerciais e tecnologia industrial, mantém no País uma equipe de engenharia dedicada à calibração e customização de suas transmissões e softwares que equipam caminhões e ônibus. Além de atender o mercado da América do Sul, o time exporta seu conhecimento para unidades da ZF em outros países, consolidando-se como a única equipe fora da matriz alemã capaz de validar projetos e desenvolvimentos globais nessa área. Isso tornou a engenharia brasileira uma referência em customização de transmissões para veículos comerciais extrapesados e traz benefícios aos clientes regionais, que contam com a agilidade e conhecimento de engenheiros e suporte local para desenvolvimento de seus projetos.
De acordo com Silvio Furtado, vice-presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul, o expertise da equipe de engenharia é fruto de décadas de atuação no mercado da América do Sul, reconhecidamente como um dos mais desafiadores do mundo. As dimensões continentais do Brasil, por exemplo, além da diversidade topográfica e climática e diferentes tipos de estradas, inclusive sem pavimento, exigem ajustes assertivos no software das transmissões.
Além da experiência de desenvolvimento na região, a equipe de engenharia recebeu qualificação da matriz alemã. Com esse histórico, atingiu o mais alto padrão da empresa no mundo. Esse nível de excelência permite que a equipe brasileira atenda às demandas regionais, mas também treine engenheiros de outras unidades da empresa globalmente e valide projetos.
Customizando projetos de caminhões e ônibus
Para Silvio Furtado, “as calibrações personalizadas são soluções que vem trazendo excelentes resultados para as montadoras de caminhões e ônibus, como também aos transportadores, que sentem os benefícios de operar com veículos equipados com softwares eletrônicos inteligentes com calibrações personalizadas para cada operação”.
O time de engenheiros especializados atua na personalização do software que controla as transmissões, ajustando-o para atender às necessidades específicas de cada montadora. Esse processo envolve calibração de funções como trocas de marcha, modos de condução (econômico, dinâmico, controle de cruzeiro, avisos de manutenção preditiva, entre outros) que são integrados aos sistemas do veículo, como os freios. As calibrações personalizadas são aplicadas sob demanda em várias transmissões da marca, como a TraXon, PowerLine, EcoTronic e Ecomat, o que amplia seu portfólio de atuação nesta área.
Para Silvio Furtado, “o histórico de desenvolvimentos ao longo dos últimos anos mostra que a ZF está à frente na personalização de softwares para transmissões, desenvolvendo funcionalidades que elevam o desempenho dos veículos e garantem uma operação mais assertiva, e comercialmente sustentável para os clientes. Com isso, esses serviços vêm se tornando uma tendência de utilização e transformando o setor na região”.
Segundo ele, “os ganhos em consumo estão entre as soluções mais solicitadas pelas montadoras. As variadas funcionalidades de conforto, por exemplo, criaram um protocolo de comunicação com os freios. Issa impacta diretamente na forma de dirigir, e de forma indireta, no consumo”, explica.
A conectividade avançada é outro ponto forte que chama a atenção dos clientes. Com suporte e atualizações remotas (Over-the-Air), a transmissão TraXon, por exemplo, pode receber melhorias de software sem a necessidade de paradas para manutenção. Isso reduz custos operacionais e aumenta a disponibilidade da frota, um benefício especialmente valorizado por transportadores que precisam de alta produtividade.
Essa capacidade de customização é um grande diferencial competitivo para a ZF. Ao longo do tempo, a empresa desenvolveu um portfólio de funcionalidades que podem ser agregadas às transmissões e são capazes de entregar uma personalidade diferente para cada caminhão ou ônibus. Os processos de desenvolvimento consideram todos os testes realizados, on e off road. Para isso, a equipe de engenharia se desloca constantemente para testar novos recursos ao redor do Brasil, diante das mais variadas condições possíveis, em diversos tipos de terrenos.
Destaques em calibrações
Um dos destaques dessas calibrações é a função ECO-Roll, que permite que o veículo rode em declives com a transmissão desengatada e o motor em marcha lenta. Dessa forma é possível aproveitar a inércia do veículo e economizar combustível.
O PreVision se utiliza de GPS e prevê a rota a ser percorrida. Com isso, ajusta as trocas de marchas de maneira antecipada e ainda mais precisa, o que resulta em maior conforto para o motorista e traz melhora significativa no consumo de combustível. No Brasil, essa função foi especialmente adaptada para veículos extrapesados, que chegam a carregar até 74 toneladas, algo incomum em outros mercados, como a Europa, onde o limite é de 40 toneladas. Essa adaptação local resultou em ganhos significativos de eficiência.
A ZF também prioriza a segurança e o conforto do motorista. Funções como o Hill Start Assist, que evita recuos em subidas, e a Rocking Free, que auxilia na saída de terrenos com baixa tração, são exemplos disso. A integração com sistemas de freio e controle de cruzeiro também garante uma condução mais segura, especialmente em condições extremas.