MM Editorial | ZF Aftermarket apresenta soluções sustentáveis para o mercado de reposição automotiva na Automechanika
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10 set ZF Aftermarket apresenta soluções sustentáveis para o mercado de reposição automotiva na Automechanika

 

  • A remanufatura é um dos processos mais benéficos para estender o ciclo de vida de um produto
  • ZF apresenta seu novo selo ZF REMAN e sua extensa linha de produtos na Automechanika Frankfurt
  • Lançamento mais amplo da CorExpedia, uma ferramenta baseada na Internet para a devolução de peças de veículos usados

 

A remanufatura de peças de veículos usados economiza recursos e evita emissões de CO2 em comparação com a produção de peças novas. Portanto, é uma parte essencial da estratégia de sustentabilidade da ZF. Com o novo selo ZF REMAN, a ZF Aftermarket aumentou a visibilidade de produtos remanufaturados em todas as suas marcas premium. E como a devolução de peças usadas é a base decisiva para a remanufatura, a ZF Aftermarket também otimizou a ‘CorExpedia”, um processo amigável ao cliente para logística reversa. A ZF Aftermarket apresenta ambas as soluções na Automechanika Frankfurt 2024.

 

As metas de sustentabilidade da ZF estão intimamente interligadas. Por exemplo, estender os modelos de negócios circulares é parte integrante para alcançar as metas climáticas de todo o Grupo e dissociar o consumo de recursos de crescimento dos negócios. A economia circular refere-se a uma abordagem sistemática na qual menos recursos são usados por mais tempo e várias vezes. Aumentar a eficiência do material e reduzir o desperdício leva a uma redução na extração de matéria-prima e nas emissões de CO2. Quando um produto não pode mais ser usado após seu ciclo de vida, o reparo, a reutilização, a remanufatura ou a reciclagem de materiais fecham o ciclo. A ZF está introduzindo duas iniciativas de remanufatura que apoiam significativamente essa estratégia.

 

Produtos ZF REMAN: alta qualidade garantida

 

O novo selo ZF REMAN reflete a crescente importância da sustentabilidade para os clientes em todo o mercado de reposição automotiva. Por trás disso estão os processos de remanufatura industrial, que ocorrem nas próprias unidades da ZF em todo o mundo para garantir a mesma qualidade e funcionalidade de peças novas, mas com consumo de matéria-prima evitado ao longo da cadeia de suprimentos.

 

Cada peça remanufaturada passa por testes e verificações para garantir que atende aos mesmos requisitos e tem a funcionalidade de uma peça nova. As peças não são apenas limpas e reparadas, mas são trazidas de acordo com o padrão atual de série. É um padrão de produção industrial. Nossas fábricas, certificadas ISO e IATF, trazem a herança e o know-how do mercado OE para as instalações de remanufatura. Elementos individuais desgastados são substituídos e, se necessário, componentes aprimorados são adaptados para aumentar o desempenho e a vida útil. O período de garantia para peças ZF REMAN é idêntico ao das peças novas ou até mais. Isso dá às oficinas e aos clientes finais a certeza de que podem confiar nas peças ZF REMAN da mesma forma que nas peças novas.

 

CorExpedia: a plataforma de devolução de peças usadas baseada na Internet

 

A base para a remanufatura é a devolução de peças usadas (núcleos) das oficinas por meio de atacadistas ao fabricante. Este processo de logística reversa deve ser o mais simples, rápido e eficiente possível para que as oficinas e distribuidores possam usá-lo facilmente.

 

A solução da ZF Aftermarket para enfrentar esses desafios é a CorExpedia, uma plataforma on-line intuitiva e fácil de usar para devolver núcleos globalmente. Inicialmente concebida para devolver peças da marca WABCO na Europa, a CorExpedia já provou melhorar significativamente a eficiência da devolução. A ferramenta é fácil de usar e o processo muito rápido, por exemplo, quando se trata de reembolsos de depósitos. E agora, a ZF Aftermarket implementa gradualmente o conceito em todo o seu portfólio. Com o lançamento mais amplo este ano, peças usadas selecionadas da marca SACHS podem ser devolvidas pela primeira vez via CorExpedia.

 

O portal pode ser usado em qualquer dispositivo habilitado para internet e apenas alguns cliques são necessários para organizar uma devolução. O usuário pode devolver núcleos selecionados da marca SACHS de sua própria empresa ou organizar a coleta de núcleos de um parceiro designado – por exemplo, uma oficina. Nesses casos, a ZF Aftermarket organizará o transporte mediante solicitação.

 

Instruções claras do usuário podem ser encontradas no portal CorExpedia. Isso inclui diretrizes de devolução e detalhes especificados sobre a condição de devolução da peça. As funções práticas de análise do portal permitem monitorar o status das devoluções e criar relatórios. Há também informações claras sobre reembolsos de depósitos. É importante notar que a funcionalidade conhecida como ‘banco de núcleos’ mostra claramente o número de peças compradas dos núcleos devolvidos e permite que os usuários determinem rapidamente se já esgotaram seu potencial de retorno.

 

“Com a ZF REMAN e a CorExpedia, queremos oferecer aos clientes um acesso ainda mais fácil aos nossos produtos remanufaturados”, comenta Tomasz Galazka, head de estratégia de remanufatura e desenvolvimento de negócios da ZF Aftermarket. “Nosso objetivo é expandir continuamente nosso portfólio de peças remanufaturadas, contribuindo de forma mais significativa para a conservação de recursos e redução de emissões”, finaliza Galazka.