28 ago Foton, 28 anos: inovações sustentáveis norteiam a história da maior fabricante de veículos comerciais da China
- Empresa investe em tecnologias sustentáveis desde a década passada
- Hoje, Foton é referência na produção de veículos híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio
Desde sua fundação em 28 de agosto de 1996, a Foton tem sido referência em inovação, tecnologia e sustentabilidade no setor automotivo. Ao longo de sua história, que completa 28 anos nesta semana, a empresa chinesa se estabeleceu como uma das principais fabricantes de veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogênio do mundo, criando soluções de mobilidade que combinam alta tecnologia com a preservação do meio ambiente.
Com uma linha “full range” de veículos comerciais, que vão de picapes até caminhões pesados, a empresa começou a se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na primeira década dos anos 2000, quando temas como combate ao aquecimento global e proteção à natureza ganhavam força no mundo inteiro. Foi nesta época que a Foton fabricou seus primeiros modelos híbridos e elétricos de caminhões e ônibus.
Os produtos rapidamente ganharam destaque na China por sua eficiência e baixa emissão de poluentes: foram incorporados a grandes frotas do país asiático e começaram a ser exportados para diferentes continentes.
Com grandes investimentos em soluções limpas de mobilidade, a Foton chega a 2024 com uma linha variada e moderna de veículos que contribuem para a preservação ambiental.
Um deles é o iBlue, caminhão semileve 100% elétrico que, até hoje, já teve milhares de unidades vendidas ao redor do mundo, em mercados como Europa, Austrália e Brasil.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 6 toneladas, o iBlue não emite poluentes, não dá gastos com combustíveis e possui nível de ruído próximo de zero quando está em movimento.
“Após receber uma carga completa, o iBlue tem autonomia para rodar por aproximadamente 200 km e, em sua cabine, motorista e passageiro desfrutam do conforto de um carro de luxo, com ar-condicionado, assentos ergonômicos, ambiente silencioso e muito espaço”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil.
Já a picape Tunland é outro veículo de sucesso da Foton que tem características sustentáveis e que, em breve, estará à venda no Brasil como a primeira picape com motorização híbrida a diesel e elétrica a ser comercializada no País.
“A Tunland vem com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT [Turbocompressor de Geometria Variável], que compõem um sistema capaz de entregar até 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional, tanto para o transporte de cargas como para aventuras off-road”, explica Darren. “O motor elétrico auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de diesel. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões”.
A Tunland está atualmente em processo de homologação no Brasil e deve começar a ser vendida no País entre o final deste ano e o começo de 2025, trazendo um novo conceito de eficiência e sustentabilidade para o mercado brasileiro de picapes.
Ônibus elétricos e a hidrogênio
Entre os principais veículos elétricos da Foton que estão em comercialização atualmente se destacam os modelos de ônibus AUV.
O Foton AUV é um ônibus elétrico projetado para atender à crescente demanda por transporte público urbano sustentável ao redor do mundo. Equipado com baterias de alta densidade energética, o modelo oferece autonomia de até 260 quilômetros com uma única carga, não emite poluentes e possui nível de ruído próximo de zero quando está em movimento, diminuindo a poluição sonora nas cidades.
Além disso, é equipado com sistema de recuperação de energia por frenagem, que contribui para aumentar a eficiência energética e prolongar a vida útil da bateria.
Trata-se de um sistema que captura a energia cinética gerada durante a desaceleração e a converte em eletricidade, que é armazenada na bateria para uso posterior. Isso não apenas melhora a autonomia do veículo, mas também reduz o consumo de energia, tornando o AUV uma solução de transporte público altamente sustentável.
O Foton AUV opera atualmente no transporte público de grandes centros urbanos do mundo: entre 2020 e 2023, por exemplo, a Foton entregou 1.400 unidades de seus ônibus elétricos para a cidade de Santiago, ajudando a transformar a capital chilena em um lugar mais ecológico e com ar mais puro.
Além disso, a Foton é atualmente referência mundial no desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio.
Com mais de 1.000 unidades vendidas ao redor do mundo (em países como China e Austrália), o ônibus Foton AUV Hydrogen, por exemplo, tem um sistema que converte hidrogênio em eletricidade, alimentando o motor elétrico do veículo e eliminando emissões de gases poluentes.
Com uma autonomia superior a 600 quilômetros, o AUV Hydrogen é ideal para aplicações em transporte público, oferecendo uma solução viável e sustentável para reduzir a pegada de carbono nas cidades.
A Foton tem se posicionado na vanguarda dessa tecnologia, investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar ainda mais a eficiência e a viabilidade comercial dos veículos movidos a hidrogênio.
Mais sustentabilidade
Além do desenvolvimento de veículos sustentáveis, a Foton se destaca por suas práticas de produção ambientalmente responsáveis. Fábricas da Foton na China, por exemplo, são abastecidas com energia solar, uma medida que reflete o compromisso da empresa com a redução de sua pegada de carbono.
Grandes painéis solares foram instalados nos telhados das fábricas, permitindo que uma parte significativa da energia utilizada nas operações de produção seja proveniente de fontes renováveis. Essa iniciativa não só diminui a dependência de fontes de energia não renováveis, mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à produção de veículos.
As fábricas da Foton também implementaram sistemas de gestão de resíduos e reciclagem de água que minimizam o impacto ambiental das operações de produção. A água utilizada em muitos processos industriais é tratada e reutilizada, reduzindo o consumo de recursos hídricos e evitando a contaminação de fontes naturais.
O gerenciamento de resíduos nas fábricas segue rigorosos padrões ambientais, com a separação e reciclagem de materiais sendo uma prática comum em instalações da Foton. Essas ações demonstram que a empresa não se limita a produzir veículos sustentáveis, mas também se esforça para garantir que suas operações sejam tão ecologicamente corretas quanto possível.
Brasil mais sustentável
“O Brasil, com suas grandes metrópoles e desafios ambientais, é um mercado promissor para os veículos elétricos e híbridos da Foton, como o caminhão iBlue e a picape Tunland”, afirma Darren. “As cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, enfrentam problemas crônicos de poluição do ar, que afetam diretamente a saúde da população. A adoção de veículos elétricos e híbridos da Foton poderia ser uma solução eficaz para reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades brasileiras. A Foton, com sua expertise e tecnologia de ponta, está em total condição para ajudar o País a enfrentar esses desafios ambientais, oferecendo veículos que são eficientes e sustentáveis”.
Ao longo de seus 28 anos de história, a Foton tem demonstrado que é possível combinar inovação, sustentabilidade e crescimento econômico. A empresa continua a liderar a transição para uma mobilidade mais limpa, com um portfólio de veículos que não apenas atendem às necessidades dos consumidores, mas também contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente. Com suas práticas de fabricação sustentáveis e seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa, a Foton está preparada para enfrentar os desafios ambientais do futuro e ajudar a construir um mundo mais verde para as próximas gerações.
A Foton tem como meta atingir a neutralidade de carbono em suas principais fábricas até 2035 e a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.