MM Editorial | Ao completar 28 anos, Foton é uma das maiores fabricantes do mundo com planos robustos para o Brasil
15895
post-template-default,single,single-post,postid-15895,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

12 ago Ao completar 28 anos, Foton é uma das maiores fabricantes do mundo com planos robustos para o Brasil

  • Fundada em 28 de agosto de 1996, empresa é maior exportadora de veículos comerciais da China
  • Foton já vendeu mais de 11 milhões de veículos no mundo e é referência na produção de caminhões e ônibus elétricos
  • Mercado prioritário para a Foton, Brasil ganhará novos veículos da marca a partir deste segundo semestre de 2024

Neste mês, a Foton comemora 28 anos de história como uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Fundada em 28 de agosto de 1996 em Pequim, na China, a empresa tem trilhado uma trajetória bem-sucedida marcada por inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e uma constante expansão internacional.

 

Face a essa jornada de crescimento em mercados globais, a Foton elegeu o Brasil como um dos mercados prioritários. A empresa tem planos robustos e contundentes de médio e longo prazo para o País. Em junho   deste ano, apresentou sete novos veículos no Brasil: o caminhão semipesado Auman 17T, duas versões do caminhão semileve Aumark S 315, duas versões do minicaminhão Wonder e dois modelos da linha de picapes Tunland, que serão os únicos veículos híbridos diesel/elétrico do mercado brasileiro.

 

Desde sua criação, a Foton alcançou, de maneira acelerada e inovadora, marcos significativos que a posicionaram como líder no setor automotivo.

 

Em 1998, apenas dois anos após sua criação, a empresa se estabeleceu como uma das principais fabricantes de caminhões na China, produzindo inicialmente caminhões leves e médios que, prontamente, em função da alta qualidade e robustez, conquistaram a preferência dos frotistas chineses.

 

Já no começo dos anos 2000, a Foton iniciou sua expansão internacional, tornando-se, em pouco tempo, a maior exportadora de veículos comerciais da China. No mesmo ano, começou a produzir os caminhões pesados Auman, que rapidamente ganharam reconhecimento por sua qualidade, robustez e desempenho.

 

Menos de dez anos após sua fundação, em 2004, a Foton atingiu a marca de 1 milhão de veículos produzidos, um testemunho de seu rápido crescimento e aceitação em mercados do mundo inteiro. Neste mesmo ano, a marca incluiu ônibus e vans em seu portfólio, diversificando sua oferta de produtos. E, em 2008, estabeleceu uma parceria com a Cummins para produzir motores a diesel mais sustentáveis e de alta performance na China, fortalecendo ainda mais sua capacidade tecnológica.

 

Em 2010, a Foton criou seu atual logo, o “Diamante Brilhante”, simbolizando a perfeição, resistência, harmonia e sofisticação dos veículos da montadora. Dois anos depois, em 2012, a Foton e a Daimler firmaram parceria para produzir novos modelos do caminhão pesado Auman, combinando expertise e tecnologia para criar produtos premium de alta performance.

 

Foi nesta mesma época que, determinada a investir em práticas mais sustentáveis, a Foton começou a desenvolver sua produção de caminhões e ônibus elétricos e híbridos, que conquistaram enorme popularidade em diversos países do mundo por entregarem alta eficiência energética com positiva performance ambiental.

 

A inovação continuou em 2017, quando a Foton estabeleceu uma parceria com a ZF para produzir modernos sistemas de transmissão na China.

 

Durante a pandemia de 2020, a Foton demonstrou seu compromisso com a responsabilidade social ao doar 120 mil máscaras médicas e diversas ambulâncias para diferentes países do mundo. No mesmo ano, realizou uma de suas maiores vendas na América do Sul, mostrando que a região se tornava uma grande prioridade para a marca: entregou 1.400 unidades de ônibus elétricos no Chile, ajudando a transformar a capital, Santiago, em uma cidade mais ecológica e com ar mais puro.

 

Em 2021, a Foton atingiu a impressionante marca de 10 milhões de veículos vendidos ao redor do globo, tornando-se a fabricante de veículos comerciais a alcançar esse feito de maneira mais rápida.

 

Presença em mais de 130 países


Atualmente, a Foton tem 45 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.

 

Em 2023, a empresa alcançou a marca de 11 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, provando que seu crescimento e aceitação global são contínuos.

 

Com um corpo técnico com milhares de engenheiros, a Foton investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, garantindo inovações contínuas e melhorias em seus produtos: suas fábricas estão alinhadas aos conceitos da Indústria 4.0, suas linhas de produção possuem sistemas de fabricação inteligentes e a empresa se encontra em um nível avançado na fabricação de veículos movidos a hidrogênio e com capacidade de condução autônoma.

 

Com o objetivo global de reduzir emissões de carbono e desenvolver eficiência energética, produtos verdes e sistemas mais eficientes de fabricação, a Foton tem como meta atingir a neutralidade de carbono em suas principais unidades industriais até 2035 e a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2050.

 

Foton no Brasil

 

No Brasil, a Foton comercializa hoje, através de uma rede de 36 concessionárias, os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas).

 

Os caminhão semileve Aumark S 315, o caminhão semipesado Auman 17T, os minicaminhões Wonder e as picapes Tunland começarão a ser vendidos no País entre o segundo semestre de 2024 e o começo de 2025.

 

Além disso, a Foton está trabalhando para expandir seu número de concessionárias no Brasil para 50 até o final deste ano e chegar a 100 revendas nos próximos cinco anos.

 

Para garantir a eficiência de seu pós-venda, a empresa mantém um centro de distribuição de peças na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as concessionárias da marca. São mais de quatro mil part numbers disponíveis para o mercado de reposição.

 

Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil, destaca a importância da empresa tanto no cenário global quanto no mercado brasileiro: “a Foton é uma das líderes mundiais em veículos comerciais e estamos orgulhosos de nosso impacto positivo em todo o mundo. Temos planos de médio e longo prazo para o Brasil e, oferecendo produtos e serviços da mais alta qualidade, certamente vamos crescer de maneira sustentável e contínua. Com respostas positivas do mercado brasileiro, para suportar o aumento da demanda, estão nos planos, também, investimentos na produção local”, finaliza o executivo.