MM Editorial | TE Connectivity apresenta resultados positivos de suas iniciativas de ESG no Brasil
15503
post-template-default,single,single-post,postid-15503,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

23 nov TE Connectivity apresenta resultados positivos de suas iniciativas de ESG no Brasil

  • Entre os resultados alcançados, estão redução do consumo de água em 6,86% em m³ por produto e a diminuição em 5,05% do consumo de energia por produto

 

A TE Connectivity, referência na fabricação de conectores e sensores para diversos setores da indústria, tem intensificado suas práticas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa) na unidade de Bragança Paulista, SP. As ações concretizadas já trouxeram importantes conquistas, como a redução do consumo de água em 6,86% em m³/produto acabado e a diminuição em 5,05% o kWh/produto acabado, além de 4,61% em kWh/ano o consumo geral.

 

Para alcançar esses resultados, a TE implementou em 2022, entre outras iniciativas, um sistema de desmineralização de água que desde então diminuiu em 30% o consumo de água na área de galvanoplastia, responsável por dar revestimento metálico às peças produzidas da empresa.

 

Alexandre de Freitas Inácio, supervisor de EHS da TE para a América do Sul, adianta que já existem outras atividades em andamento. “Pretendemos instalar até o final deste ano o Dry Cooler, um sistema de resfriamento industrial que consome menos água e energia do que o sistema atual. Sistemas como esse são essenciais para garantir o bom funcionamento das máquinas”, diz. Com isso, a TE quer diminuir, mensalmente, em 10 mil kWh o consumo de energia elétrica e em 300 m³ o consumo de água.

 

A empresa conseguiu significativos avanços também na redução de resíduos. Desde 2015, 100% dos resíduos gerados em seus processos produtivos têm sido destinados para uma empresa parceira, que os transforma em subprodutos para indústria de cimento. Além disso, a TE inaugurou neste ano uma Central de Resíduos para Reciclagem, para melhorar a qualidade da coleta seletiva e aumentar as vendas de resíduos recicláveis.

 

Já entre as ações adotadas para diminuir o consumo de energia elétrica estão a utilização de etanol nos veículos que compõem a frota da TE, assim como a instalação de um compressor que fica menos tempo em operação e consome menos energia. Segundo a empresa, o equipamento é usado apenas para suprir as necessidades da fábrica, ou seja, ele fica em stand-by quando não está sendo utilizado.

 

A TE também trocou 95% de suas lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED na unidade industrial de Bragança. Além de ser uma alternativa mais econômica, esse tipo de lâmpada tem maior vida útil e não possui em sua composição elementos tóxicos prejudiciais ao meio ambiente. A estimativa é substituir 100% das lâmpadas até o final deste ano. Em 2024, a ideia é trocar toda a iluminação existente na área externa por iluminação fotovoltaica e, após estudos de viabilidade, ampliar esse projeto para as áreas internas.

 

Todas essas ações ambientais correspondem às metas estabelecidas pela empresa a longo prazo para a unidade de Bragança Paulista. Até 2025 a organização pretende manter a destinação de todos os resíduos perigosos para coprocessamento e quer zerar a geração de resíduos para aterro sanitário, bem como reduzir o consumo de água em 15%.

 

Já até 2030 o objetivo é diminuir em 70% as emissões de CO2 que vêm diretamente do processo produtivo da empresa, sendo fruto dos recursos do próprio negócio, e as emissões indiretas da geração de energia comprada de fornecedor de serviços públicos. Até o mesmo ano a TE pretende também reduzir em 25% as emissões indiretas que acontecem ao longo da cadeia de fornecimento e do ciclo de vida dos produtos.

 

Social e governança

 

Em busca de um mundo mais inclusivo, a organização tem apoiado projetos e instituições sem fins lucrativos da região de Bragança Paulista. Um deles é o Nutrindo Vidas, da Associação Bragantina de Combate ao Câncer, que oferece acompanhamento e apoio nutricional especializado e individualizado para pessoas com câncer. Também possui o apoio da TE o Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA), mantido pela Prefeitura de Bragança Paulista, que atende crianças e adolescentes.

 

Desde 2017, a TE participa do Formare, programa responsável por formar para o mercado de trabalho jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nos últimos seis anos, mais de 60 alunos foram certificados pelo programa graças à TE.

 

A empresa ainda fornece experiências para seus clientes, programas de melhoria contínua e desenvolve pessoas e equipes para garantir a sustentabilidade do negócio.

 

Considerada uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar a inclusão e o movimento LGBTQIA+, a TE é signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, que orienta as organizações participantes em relação às práticas relacionadas ao tema. Além disso, possui o grupo Women In Networking (WIN), apoiador da equidade de gênero, e os grupos Qualidade de Vida, responsável por ações voltadas à saúde e bem-estar, e Young Profissionais, direcionado a ações entre diferentes gerações.