20 jul ZF atinge novos marcos em sua estratégia de “Mobilidade da Próxima Geração”
- A Integração compensa – A nova Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF garante pedidos substanciais de clientes para inovação em tecnologias nos seus primeiros seis meses de operação
- A transformação compensa – A demonstração e os primeiros pedidos de clientes demonstram que o sistema Steer-by-wire está pronto para carros e caminhões e completa o portfólio de tecnologias ZF ‘by wire’ (por cabos)
- As inovações valem a pena – ZF faz estreias mundiais do e-drive de última geração para caminhões e plataforma de gerenciamento de frota digital baseada em Inteligência Artificial
Jeversen, Alemanha. Apenas seis meses após o lançamento de sua nova Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (Commercial Vehicle Solutions – CVS), pedidos substanciais de novas tecnologias mostram que os clientes reagem positivamente ao novo portfólio integrado da ZF. Impulsionada por esse desenvolvimento positivo, a empresa apresenta uma seleção de suas mais recentes inovações e avanços tecnológicos em sua instalação de testes em Jeversen, Alemanha, à frente da IAA Transportation. Como o maior fornecedor da indústria de veículos comerciais, isso comprova o sucesso de seu extenso portfólio de soluções de sistemas integrados, que permitem padrões de segurança, eficiência e sustentabilidade de nível superior para combinações de caminhões e semirreboques em todo o mundo. Avançando ainda mais em sua estratégia da “Mobilidade da Próxima Geração”, a ZF também está aproveitando os benefícios de sua capacidade de transferir tecnologias e competências em todos os segmentos de veículos em áreas como automação e drivelines elétricos.
Novo sistema elétrico Steer-by-Wire completa o portfólio By-Wire – por cabos da ZF
Demonstrando seu primeiro sistema steer-by-wire para carros de passeio, a ZF impulsionou seu abrangente portfólio de tecnologia ‘by-wire’ – por cabos – para o futuro da mobilidade. Durante seu evento anual de tecnologia global, a ZF apresentou sua tecnologia steer-by-wire avançada para o eixo dianteiro.
“O novo sistema de direção totalmente elétrico da ZF está na vanguarda da tecnologia by-wire e nosso portfólio abrangente posiciona o Grupo de forma única para alcançar o controle de veículos by-wire totalmente automatizado em um ambiente muito competitivo”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF.
“Nossas divisões trabalham juntas em estreita parceria otimizando os benefícios da transferência mútua de tecnologia. A nova tecnologia Steer-by-Wire da ZF é uma pré-condição importante para a automação avançada em carros de passeio e, fiel à nossa filosofia de “desenvolver uma vez, implantar em qualquer lugar”, também será aplicada à automação de veículos comerciais”, acrescentou Scheider.
A tecnologia Steer-by-wire transmite os comandos do motorista ao sistema de direção inteiramente por meio de sinais elétricos, removendo a ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro. No futuro, espera-se que a tecnologia by-wire desempenhe um papel cada vez mais importante em todos os aspectos do controle de movimento do veículo – longitudinal, transversal e vertical.
Preparando a tecnologia para o futuro, o software de nova geração que suporta os atuadores by-wire pode ser atualizado a qualquer momento.
eMobilidade da Próxima Geração para veículos comerciais
“A tendência para veículos automatizados, conectados e eletrificados representa um enorme compromisso nos custos de desenvolvimento das montadoras. Com nossa ampla gama de soluções integradas, a ZF oferece aos seus clientes o que está na vanguarda da tecnologia, reduzindo seus esforços de desenvolvimento”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gestão de Materiais.
A ZF faz a estreia mundial do CeTrax 2, sistema de driveline elétrico modular e integrado para veículos comerciais pesados. O novo sistema combina uma relação potência-peso favorável e um design compacto e altamente integrado. Isso permite uma saída alta e sustentada de 360 kW e eficiência aprimorada por meio de trocas de marchas suaves. O sistema também apresenta tecnologias de ponta, incluindo um design especial, sistema de refrigeração inovador e um inversor à base de carboneto de silício, adaptado a partir de experiência da ZF aplicada em carros de passeio. A produção deste produto em série começará no próximo ano com um fabricante global de veículos.
Combinando perfeitamente tecnologias inteligentes e sistemas de controle para caminhões e semirreboques, a ZF está bem posicionada para adotar uma abordagem abrangente de sustentabilidade. Equipando caminhões e semirreboques inovadores com um conjunto de suas mais recentes tecnologias de segurança e eficiência, a ZF também está demonstrando como sua abordagem completa de veículo representa um passo significativo em direção ao objetivo da indústria de chegar a “zero acidentes” com eficiência de nível superior.
ZF SCALAR – Plataforma de Gerenciamento para Operadores de Frotas
Demonstrando o sucesso de seu desenvolvimento de software, a ZF faz a estreia mundial do SCALAR, uma nova plataforma de soluções digitais para frotas de veículos comerciais que permite um transporte como serviço (do inglês, Transport as a Service – TaaS) eficiente. É uma solução de planejamento, roteamento e expedição totalmente automatizada e baseada em Inteligência Artificial (IA). O ZF SCALAR combina e conecta tecnologias a bordo de veículos comerciais e sistemas de terceiros com inteligência artificial. A plataforma ajudará os operadores de frota a aumentar a eficiência operacional, sustentabilidade, confiabilidade de planejamento e segurança de carga e passageiros. A ZF antecipa que o SCALAR se tornará um parceiro indispensável para o setor de transporte de cargas e passageiros.
Automação – Soluções automatizadas de ponta a ponta
Destacando seu avanço na fabricação de componentes para soluções de automação integradas, a ZF também revelará como está alavancando soluções combinadas de controle de chassis automatizado ADOPT 2.0 (Autonomous Driving Open Platform Technology) com sua experiência para fornecer soluções completas de ponta a ponta. O ADOPT 2.0 se concentra em aplicações de automação para áreas controladas de baixa velocidade, até 20 km/h. Além disso, a ZF também apresentará o ADOPT 3.0, que permite aplicações em rodovias, de hub a hub, em velocidades de até 80 km/h.
Em posição para moldar o futuro da mobilidade
“A mais recente demonstração anual de tecnologia global da ZF comprova mais uma vez como ela está bem posicionada para enfrentar desafios e maximizar oportunidades para o futuro. Ao aumentar a diversificação, entrar em novos mercados, alcançar maior inserção de tecnologias e perseguir nossa estratégia de sustentabilidade comprovada, a ZF alcançou um progresso significativo para o futuro da mobilidade elétrica, automação e veículos conectados definidos por software”, acrescentou o CEO da ZF, Wolf-Henning Scheider.