MM Editorial | TE Connectivity conclui a 4ª Turma do Projeto Formare
13946
post-template-default,single,single-post,postid-13946,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

01 mar TE Connectivity conclui a 4ª Turma do Projeto Formare

TE Connectivity conclui a 4ª Turma do Projeto Formare

 

  • A TE começou com o Formare em 2017. 41 alunos já foram formados e cerca de 30% deles fazem parte do quadro de colaboradores da empresa

 

A TE Connectivity investe continuamente em programas sociais de qualificação profissional para jovens em condições de vulnerabilidade social. A empresa realizou em fevereiro a formatura de mais 11 alunos da 4ª turma do Projeto Formare, com uma cerimônia presencial para os formandos respeitando o distanciamento social, e todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária.

O Projeto Formare atua na TE Connectivity desde 2017 e já formou 41 alunos, onde cerca de 30% deles fazem parte do quadro de profissionais da empresa. O Formare é um projeto educacional e de responsabilidade social, que visa capacitar jovens de baixa renda, de 16 a 18 anos, para o mercado de trabalho; e é inteiramente conduzido por funcionários voluntários da TE na própria unidade da empresa, desde o processo de seleção até a graduação. A metodologia é elaborada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“2020 foi um dos anos mais desafiadores da gestão do Formare, assim como para todos. A resiliência se fez parte o ano todo para nos adaptarmos às condições adversas. Iniciamos o ano, tivemos uma semana de aula presencial. Quando chegou março, as aulas já viraram remotas. Contudo, mantivemos o contato constante à fim de estimular o engajamento dos alunos com as aulas online. E para aqueles que não possuíam dispositivos e conexões, concedemos essa estrutura”, afirma Joyce Alvernaz, Engenheira de Melhoria Contínua & Coordenadora Formare na TE.

A 4ª turma do Projeto Formare contou com 42 voluntários da TE dos setores Financeiro, Engenharia, Supply Chain, Custos, RH, Produção, entre outros.

Para Rodrigo Camargo, educador voluntário e paraninfo da formatura, a TE tem um compromisso social com a educação e também com as comunidades onde está inserida, e esse programa tem ajudado a contribuir de forma direta com a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e com a sociedade como um todo. “Agradeço a TE pela oportunidade de fazer parte desse time e por ter aderido a este programa que transforma todos que passam por ele: alunos, coordenadores e educadores como eu”.

 

Aprendizado

Com 900 horas de carga horária, o objetivo do Projeto Formare da TE Connectivity é estimular o jovem para sua descoberta profissional, focando no conhecimento teórico, tecnológico e prático, além de estimular a comunicação e o relacionamento interpessoal.

O conteúdo programado é com base no aprendizado básico, desde matemática e informática ao processo industrial específico, como por exemplo, Desenho Técnico, Processos Produtivos, Organização Empresarial e Logística, entre outras disciplinas. Além das atividades teóricas, os alunos contam com atividades práticas dentro da própria TE, visitas ao Centro de Distribuição da empresa em Itatiba e visitas em Universidades.

“Os estudantes podem colocar seus conhecimentos teóricos em prática, tendo experiências com os próprios especialistas da unidade. A TE procura oferecer uma qualificação profissional compatível às demandas do mercado atual, dando a possibilidade para que esse jovem tenha uma melhor condição educacional, social e possivelmente financeira”, pontua Joyce Alvernaz.

 

Como participar

Para participar do Projeto Formare da TE Connectivity é preciso realizar uma inscrição online e ser aluno de escola pública do terceiro ano do Ensino Médio, ter 16 a 18 anos, e não estar matriculado em curso técnico ou superior.

Realiza-se um processo seletivo com uma prova de conhecimentos gerais, além de entrevista individual e visita domiciliar para avaliar o interesse e perfil do aluno.