14 out Aos 50 anos, Librelato moderniza fábrica, aumenta produção, contrata mais profissionais e lança implementos inovadores na Fenatran
- No ano de seu cinquentenário, empresa investe maciçamente em modernização da produção e, também, em produtos mais leves, resistentes e conectados
- Cresce participação dos implementos Librelato no mercado nacional e marca já atua com destaque na América Latina
- Em seu estande na Fenatran, a Librelato celebra 50 anos e apresenta produtos mais eficientes e inteligentes que oferecem maior rentabilidade aos clientes
No maior estande de toda sua história de participação na Fenatran, Feira Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que acontece entre os dia 14 e 18 de Outubro, no São Paulo Expo – SP, a Librelato, em um espaço de 800 metros quadrados, celebra com os clientes seu cinquentenário e apresenta um grande leque de inovações tecnológicas que oferecem maior rentabilidade às operações logísticas para movimentação de cargas por rodovias.
Desde a Fenatran passada, em 2017, a Librelato vem se destacando no mercado nacional com equipamentos mais leves, duráveis e eficientes. Para esta edição do evento, a empresa ampliou ainda mais as inovações tecnológicas e apresenta produtos mais conectados, antecipando o futuro dos implementos no Brasil. Os frotistas que buscam maior rentabilidade em suas operações, rapidamente entenderam as vantagens técnicas oferecidas pela marca. O resultado foi um significativo crescimento de participação de mercado de 11% em 2017 para mais de 13% no primeiro semestre deste ano.
“Com um melhor ambiente econômico no País e com produtos que entregam alta rentabilidade aos frotistas, acreditamos que vamos fechar este ano com cerca de 15% de participação no mercado nacional”, comenta José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
A Librelato anunciou em maio deste ano investimento de 25 milhões de reais no desenvolvimento de novos produtos, construção de nova área fabril de nove mil metros quadrados e ampliação da área administrativa que terá mais de três mil metros quadrados. As obras serão concluídas no início de 2020 e a capacidade produtiva anual saltará de 11 mil para 14 mil implementos. E para dar conta da alta demanda, novas contratações já foram realizadas. No primeiro semestre deste ano a Librelato contratou 450 novos colaboradores. A empresa conta agora com 1.600 profissionais em suas três plantas industriais em Santa Catarina.
O aumento da capacidade produtiva é uma resposta rápida da Librelato à maior demanda por seus produtos no mercado interno e, também, ao crescimento das exportações. “No ano passado batemos recorde de exportação e, neste ano, por conta de alguns problemas regionais na América Latina e globais, como a batalha comercial entre China e EUA, houve uma ligeira retração. Mas, ainda assim, em função da sofisticação tecnológica de nossos implementos, conquistamos novos mercados como o Equador e a Colômbia”, destaca Sprícigo.
Atualmente o portfólio da Librelato inclui todas as configurações de produtos, como reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para diversas aplicações, como carga seca/graneleira, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, cavaqueiro, furgão alumínio, furgão lonado, furgão frigorífico, porta contêiner e canavieiro. As linhas de produtos graneleiros e basculantes, fomentadas principalmente pelo agronegócio, representam em torno de 70% de todo o volume de produção da Librelato. O terceiro segmento em volume de produção é o de tanques em aço carbono para transporte de combustíveis, que representa em torno de 7% do volume produzido. O restante é dividido entre as demais linhas de produtos e seus respectivos segmentos de mercado.
Impulsão tecnológica: um showroom de inovações
“Na Fenatran deste ano apresentamos implementos mais leves e resistentes, com maior capacidade de carga, maior segurança, além de estarmos na vanguarda da tecnologia, apresentando ao mercado diversas inovações para vários segmentos”, comenta Sprícigo. O novo Semirreboque Graneleiro PRÓ-NIO, implemento que tem o Nióbio na composição do aço utilizado em sua fabricação, é um dos maiores destaques da marca no evento. Trata-se do implemento mais leve e resistente da categoria no mercado nacional. Com a nova tecnologia PRÓ-NIO aplicada ao Semirreboque Graneleiro de três eixos e 12,50 metros de comprimento, a Librelato garante um aumento de carga transportada na ordem de 780kg ao novo implemento.
A Librelato também terá novidades em conectividade. Em uma inédita e exclusiva parceria com a Sascar, empresa com destacado know-how em equipamentos para gestão de frotas, a Librelato será a única implementadora nacional a oferecer implementos rodoviários conectados. Com essa tecnologia, os frotistas elevarão o padrão de controle e amplo monitoramento de suas cargas, inclusive com os implementos desacoplados dos cavalos-mecânicos.
Outra destacada novidade que a Librelato apresenta em seu estande é a Suspensão Pneumática com Eixo Autodirecional, popularmente conhecido como Eixo de Manga. A partir de 2020, todos os implementos da marca com três eixos, em que pelo menos o primeiro é distanciado em relação ao segundo, contarão com o primeiro eixo equipado com ponteira móvel. A nova tecnologia oferece maior segurança, menores custos de manutenção e retorno de investimento mais rápido, substituindo completamente a solução até então adotada no mercado de eixo fixo acoplado a um quadro autodirecional com rala.
O “Sider Grid” é um equipamento inovador que vai chamar a atenção dos frotistas que lidam com cargas paletizadas. Com ele, a Librelato traz para o mercado um novo conceito de Furgão Lonado, ideal para todos os tipos de cargas paletizadas. O novo implemento, que está em processo de homologação para o transporte de bebidas, permite amplo e total acesso a qualquer carga em até 30 segundos. A tecnologia “Sider Grid” foi inspirada em conceitos europeus de logística e distribuição e tem previsão de comercialização para o início no ano que vem.
O novo modelo de Rodotrem Basculante Premium 2.0, desenvolvido com aço de ultra resistência e acoplamento por quinta roda será mais uma das novidades da empresa na Fenatran 2019. Outro grande diferencial no desenvolvimento deste implemento foi o aumento do ângulo de basculamento do semirreboque dianteiro em relação aos modelos de outros fabricantes já disponíveis no mercado. Com um conceito inovador, a equipe de P&D da Librelato conseguiu aumentar o ângulo de basculamento de 28 para 40 graus, o que viabiliza a descarga de qualquer tipo de produto”, afirma Rafael Bett.
O Semirreboque Tanque também estará presente na Fenatran como um dos destaques da Librelato. O implemento dispõe de vários atributos de inovação e tecnologia, entre eles a menor tara entre os modelos com a mesma configuração disponíveis no mercado. O equipamento possui uma tara de 8680kg, eixos com capacidade de 13 toneladas, calotas adequadas para o transporte de Metanol, berços e acessórios parafusados ao chassi, além contar com suspensão pneumática de três eixos distanciados, sendo o primeiro eixo autodirecional de ponteiras móveis.
Para completar sua ampla lista de lançamentos na Fenatran, a Librelato apresenta uma nova linha de Fueiros Florestais. Trata-se da nova linha “Wood King”, que possui capacidades de seis, nove e 12 toneladas e já está disponível nas revendas da marca. A grande novidade dos novos componentes está na utilização do aço de alta resistência, que aumenta a robustez e contribui para a redução de peso.
LIBRELATO APRESENTA NOVO SEMIRREBOQUE GRANELEIRO PRÓ-NIO DURANTE A FENATRAN 2019
- Novo Semirreboque Graneleiro garante 780kg a mais de capacidade de carga
- Tecnologia PRÓ-NIO utiliza o Nióbio na composição do aço
Umas das novidades da Librelato será a nova tecnologia PRÓ-NIO, que será apresentada no modelo Graneleiro e reúne uma série de vantagens em relação aos implementos para o transporte de grãos existentes no mercado brasileiro e internacional.
Menor tara do equipamento. Maior carga transportada
Com a nova tecnologia PRÓ-NIO aplicada ao Semirreboque Graneleiro de três eixos e 12,50 metros de comprimento, a Librelato garante um aumento de carga transportada da ordem de 780kg, já que o aço utilizado na fabricação contém o Nióbio em sua composição, o que torna a liga mais resistente em relação aos aços estruturais. Essa condição é essencial para o desenvolvimento de implementos mais robustos e mais leves e que, portanto, permitem maior capacidade de carga e maior rentabilidade ao transportador.
Em um desenvolvimento conjunto com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) – líder mundial em fornecimento de produtos de Nióbio, e a SSAB – empresa sueca líder mundial em produção de aços avançados, a Librelato dá um salto de inovação e é pioneira ao lançar no mercado brasileiro produtos da linha graneleira fabricados em aço com a tecnologia PRÓ-NIO. O desenvolvimento deste novo produto contou com a participação das equipes de P&D da Librelato, CBMM e SSAB e passou pela etapa de construção e avaliação de protótipos, com testes práticos em campo, até a validação final e liberação para venda. Para Rafael Bett, “a utilização do Nióbio permitirá oferecer produtos mais inovadores e diferenciados em relação aos implementos graneleiros disponíveis atualmente no mercado”.
Expectativas otimistas
A nova linha Graneleira PRÓ-NIO estará à venda a partir da Fenatran. De acordo com Bett, os modelos atuais de produtos graneleiros continuarão presentes no portfólio da Librelato, enquanto os novos modelos desenvolvidos com tecnologia PRÓ-NIO farão parte de uma linha específica e tecnologicamente mais avançada para o segmento graneleiro. A empresa espera um crescimento gradativo de participação do novo conceito no mix de vendas dessa linha de produtos, a partir do momento em que o mercado começar a assimilar suas vantagens e o maior retorno sobre investimento que proporciona. Atualmente a linha graneleira da Librelato responde por mais de 40% das vendas da empresa.
LIBRELATO LANÇA NA FENATRAN 2019 A TECNOLOGIA LIBRELATO CONNECT – PRIMEIRO IMPLEMENTO RODOVIÁRIO CONECTADO DO BRASIL
- Em parceria com a Sascar, Librelato será a primeira implementadora do País a oferecer soluções de conectividade para a gestão logística de implementos rodoviários em tempo real
- Soluções serão consideradas como itens opcionais e terão duas opções de ofertas – monitoramento logístico e gestão avançada
A nova tecnologia que passa a fazer parte do portfólio de soluções da Librelato é resultado de uma parceria com a Sascar, empresa do grupo Michelin especializada em gestão de frotas. Com a parceria, os implementos terão a opção de sair de fábrica totalmente conectados. Com isso, a empresa será a primeira do seu segmento no País a oferecer aos seus clientes frotistas e transportadores, a gestão inteligente de implementos.
Com foco em prevenção de acidentes, aumento da produtividade e redução dos custos operacionais o “Librelato Connect” é uma solução inovadora para as empresas que buscam melhorias na gestão de sua frota de carretas. A tecnologia Sascar entrega informação para a gestão dos implementos em tempo real.
De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, o pacote de soluções batizado de “Librelato Connect“, contribuirá com a segurança e prevenção de acidentes nas estradas e garantirá que os clientes possam obter melhora na produtividade e, consequentemente, redução dos custos operacionais. Ele explica que os pacotes atenderão as principais necessidades dos clientes. “Afinal, a gestão de uma frota de implementos é tão importante em uma operação logística como o monitoramento da carga ou do cavalo-mecânico”, completa.
Oferta modular para atender os clientes de forma personalizada
Os pacotes serão opcionais e incluirão duas alternativas, ambas conectadas em tempo real. A solução “monitoramento logístico” dentre suas entregas, apresentará ao gestor o histórico de rotas e os tempos de utilização dos equipamentos da Librelato, indicando por meio de relatórios os trajetos e quilometragens percorridas.
No módulo de gestão avançada, somam-se as soluções presentes no pacote de monitoramento logístico outros importantes controles como freadas bruscas e excesso de velocidade, por exemplo, além da utilização do freio ABS e do sistema EBS. O pacote também identifica qual cavalo mecânico está atrelado ao implemento. Adicionalmente ainda é possível receber os dados relativos à pressão e temperatura dos pneus, a fim de reduzir seu desgaste prematuro.
Os serviços estarão disponíveis através do pagamento de uma mensalidade com contratação direta junto à Sascar. Todos os equipamentos necessários, bem como os custos de instalação, estarão inclusos no valor das mensalidades.
Além de favorecer a gestão logística, dando ao transportador uma visão ampla da operação, o gestor conseguirá reduzir custos de manutenção do equipamento e ter maior valorização do implemento no momento da revenda. Graças à integração e espelhamento com embarcadores, seguradoras e gerenciadores de risco, a plataforma permitirá ainda aumentar os índices de recuperação em caso de roubos e furtos.
Na opinião de Bett, “com os recursos disponíveis no pacote de soluções “Librelato Connect”, os implementos da Librelato poderão ser considerados os mais seguros do País”, conclui.
LIBRELATO INVESTE EM EIXOS AUTODIRECIONAIS COM PONTEIRAS MÓVEIS
- Empresa terá 100% de sua linha de semirreboques com eixos distanciados equipada com ponteiras móveis no primeiro eixo, em substituição ao quadro autodirecional com rala
- Mudança traz maior segurança, menor custo de manutenção, menor tara e rápido retorno de investimento ao cliente
A partir de 2020, a Librelato passará a trabalhar com a tecnologia de Suspensão Pneumática com Eixo Autodirecional, conhecido como “eixo de manga”. Para isso, a empresa está substituindo 100% dos Quadros Autodirecionais por Eixos Autodirecionais para a sua linha de semirreboques com eixos distanciados, como por exemplo, os equipamentos das linhas graneleira, furgão alumínio, furgão lonado e tanque.
Para Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, “são inúmeras as vantagens trazidas por essa nova tecnologia, entre elas maior segurança, menores custos de manutenção e um retorno de investimento muito mais rápido em relação à tecnologia de suspensão por quadro autodirecional”. Ele explica que, com a nova tecnologia de Eixo Autodirecional, apenas as ponteiras do eixo são móveis, o que permite menor arraste do conjunto e menor desgaste de pneus. Além disso, a nova solução pesa cerca de 400 kg a menos do que a suspensão por quadro autodirecional, dependendo do tipo de implemento em que é aplicado. Como possui menor número de componentes na sua estrutura, também traz a vantagem de reduzir a necessidade de manutenção do conjunto como um todo.
Sistema de Eixo Autodirecional traz segurança e economia às operações de transporte
O novo Eixo Autodirecional adotado na linha de produtos da Librelato possui um sistema de bloqueio do esterçamento para as manobras em marcha a ré, que mantém o eixo centralizado automaticamente, sem a necessidade de alinhar o conjunto ou suspender o eixo antes da manobra, o que torna a operação mais rápida e segura. De acordo com o executivo, entre outras vantagens, os amortecedores de direção estabilizam o esterçamento, eliminando vibrações nos rodados. Seu sistema de mancais é extremamente durável. O eixo possui ainda um exclusivo sistema de alinhamento que, em caso de manutenção, permite sua remontagem sem que seja necessário refazer a convergência das rodas. Sua barra de ligação é de regulagem extremamente simples e isenta de lubrificação. Todas essas características facilitam a manutenção e reduzem custos e tempo de parada. Para Bett, “a aplicação desta tecnologia significa que o equipamento operará com o máximo desempenho e segurança, por muito mais tempo”, prevê.
De acordo com a Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que defende a utilização da suspensão pneumática, atualmente seu uso não é obrigatório em todas as composições no Brasil, mas somente naquelas com eixos distanciados, conforme previsto na resolução Contran 210/06. Com esta nova tecnologia atrelada à suspensão pneumática, a Librelato projeta um incremento da ordem de 20% nas vendas dos implementos com eixos distanciados.
LIBRELATO LANÇA “SIDER GRID” NA FENATRAN 2019, INOVADOR MODELO DE FURGÃO LONADO
- “Sider Grid” é ideal para todos os tipos de cargas paletizadas e traz vantagens em produtividade
- Nova solução permite acessar a carga em apenas 30 segundos
A Librelato apresenta durante a Fenatran 2019 um novo modelo de Furgão Lonado, que trará maior produtividade às operações logísticas. Trata-se de um novo conceito de produto, batizado de “Sider Grid”, que utiliza lonas estruturadas nas laterais. A nova tecnologia é inspirada em modelos europeus e a previsão é que esteja disponível para comercialização no País a partir de 2020.
O semirreboque Furgão Lonado atualmente disponível no mercado nacional, também conhecido como sider, possui o fechamento lateral em lona, porém sem nenhuma função estrutural. Conforme a resolução CONTRAN Nº 552 DE 17/09/2015, “…Art. 9º – Nos veículos do tipo baú lonado (tipo sider), as lonas laterais não podem ser consideradas como estrutura de contenção da carga, devendo existir pontos de amarração em número suficiente.”
De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, existem dois modelos específicos para atender a dois segmentos distintos de carga: um deles exclusivo para o transporte de bebidas, em que o sider possui uma divisória interna longitudinal e fixação da carga por meio de travas superiores com acionamento pneumático, conhecido no setor como travamento tipo “Asa Delta”; e outro para os demais tipos de cargas, em que os paletes são fixados ao piso por meio de cintas de amarração. Existem ainda colunas e travessas de contenção móveis para garantir maior segurança em caso de deslocamento da carga. “Porém, conforme exige a resolução, em ambos os casos a lona não tem função de contenção de carga”, explica Bett.
Ao contrário dos siders já conhecidos no mercado brasileiro, o novo “Sider Grid” é considerado multiuso e, por isso, pode ser aplicado para o transporte de todos os tipos de cargas paletizadas. Com isso, oferece vantagens como versatilidade, já que é adequado para as mais diversas aplicações; maior segurança devido ao melhor acondicionamento da carga; maior resistência agregada devido à estrutura incorporada à lona e, finalmente, maior praticidade, graças à velocidade para abertura e fechamento das lonas.
Um grande diferencial é que em um sider comum são necessários de 5 a 10 minutos para abrir o compartimento de carga, enquanto com as novas lonas estruturadas são necessários apenas 30 segundos. “O sider comum possui três ou quatro colunas de aço nas laterais que são retiradas todas as vezes que se realiza o descarregamento, o que significa que também necessitam ser instaladas novamente ao fechar o produto. Com a lona estruturada, estas colunas já estão acopladas à lona, o que garante total agilidade à operação”, explica Rafael Bett.
De acordo com o executivo, embora esse produto traga novas soluções em produtividade ao operador logístico, a Librelato irá manter o tradicional sider em seu portfólio por tempo indeterminado. Bett acrescenta que o Sider Grid demandará uma adequação na resolução CONTRAN Nº 552, viabilizando sua aplicação para o transporte de bebidas, já que a contenção da carga poderia ser feita pela lona estruturada, a exemplo do que já ocorre na Europa. “Esta nova solução é mais uma amostra da busca incessante da Librelato em oferecer soluções para o mercado de transportes e logística, com a máxima produtividade para operações de carga e descarga”.
LIBRELATO LANÇA RODOTREM BASCULANTE PREMIUM 2.0 COM ACOPLAMENTO POR QUINTA RODA NA FENATRAN 2019
- Acoplamento por quinta roda traz maior estabilidade ao conjunto e rapidez na operação
- Aço de ultra resistência garante maior leveza e durabilidade ao implemento
A Librelato lança na Fenatran novo modelo de Rodotrem Basculante Premium 2.0, desenvolvido com aço de ultra resistência e acoplamento por quinta roda.
A Librelato é uma das poucas empresas do setor de implementos do Brasil a utilizar nos rodotrens o acoplamento do dolly por meio de quinta roda. Diferente do sistema com engate esférico, o acoplamento por quinta roda dispensa a necessidade de uma segunda pessoa, além do motorista, para fazer o engate e desengate da composição nas operações de transporte. Além disso, os pesos e forças radiais são distribuídas uniformemente, já que incidem sobre uma superfície plana e não apenas sobre o pino esférico.
A solução passou a equipar os rodotrens graneleiros da marca desde março deste ano e, em pouco tempo, já representa de 80% a 90% das vendas desse modelo em relação ao rodotrem com engate esférico. “A partir dessa experiência positiva, decidimos então equipar também os rodotrens basculantes com a solução, e a expectativa é de superarmos as vendas em relação ao modelo com engate esférico, à exemplo do que ocorreu na linha Graneleira”, prevê Rafael Bett, diretor comercial da empresa. Esta nova solução integrará o portfólio da linha Basculante da Librelato a partir da Fenatran 2019.
Outro diferencial da Librelato no desenvolvimento deste projeto foi o aumento do ângulo de basculamento do semirreboque dianteiro em relação aos modelos de outros fabricantes já disponíveis no mercado. “A limitação no ângulo de basculamento era determinante para uma maior aceitação do produto no mercado, pois inviabilizava o escoamento de alguns materiais específicos. Com um conceito inovador, a equipe de P&D da Librelato conseguiu aumentar o ângulo de basculamento de 28 para 40 graus, o que viabiliza a descarga de qualquer tipo de produto”, afirma Rafael Bett.
Utilização de material ultra resistente
O Rodotrem Basculante Premium 2.0 utiliza um aço especial altamente resistente a abrasão e impactos no revestimento da caixa de carga, e apresenta vida útil até três vezes maior em comparação ao aço tradicional.
Para Rafael Bett, o foco em tecnologia e inovação da Librelato coloca a empresa como protagonista entre as principais implementadoras do País. A escolha por este tipo de aço de ultra resistência , que tem como principais características a resistência à abrasão, impactos e altíssimo grau de dureza, traz significativos avanços para o transporte. Seu emprego no modelo Basculante Premium 2.0 atende às mais variadas aplicações, desde o transporte de grãos até o de materiais mais agressivos, como areia, brita, carvão, minérios, etc. “Com as características do aço de ultra resistência foi possível desenvolver a Linha de Basculantes Premium, a mais versátil do mercado, com estrutura resistente e leve ao mesmo tempo. Com estes atributos aliados ao design moderno e inovador, que trouxe melhor aerodinâmica ao conjunto, é possível alcançar redução no consumo de combustível, entregando melhor performance e rentabilidade para o cliente”, afirma Bett.
LIBRELATO LANÇA SEMIRREBOQUE TANQUE EM AÇO CARBONO COM EIXO AUTODIRECIONAL DE PONTEIRAS MÓVEIS
- Novo semirreboque traz menor tara entre os modelos disponíveis no mercado
- Produto possui novos atributos que garantem rápido retorno do investimento ao cliente
Librelato lança um novo semirreboque Tanque na Fenatran. Trata-se de um implemento com vários atributos de inovação e tecnologia, entre eles a menor tara entre os modelos com a mesma configuração disponíveis no mercado. O equipamento possui uma tara de 8680kg, eixos com capacidade de 13 toneladas, calotas adequadas para o transporte de Metanol, berços e acessórios parafusados ao chassi, além contar com suspensão pneumática de três eixos distanciados, sendo o primeiro eixo autodirecional de ponteiras móveis, conhecido como “eixo de manga”.
O equipamento permite transportar até 45 mil litros de gasolina, 43 mil litros de etanol ou 41 mil litros de diesel, tudo isso dentro do limite legal de peso permitido, mesmo para a configuração com suspensão mecânica no 2º e 3o eixos, que eleva a tara do equipamento em torno de 250 quilos. Os demais equipamentos disponíveis no mercado construídos com a mesma configuração, em aço carbono e capacidade para 45 mil litros, por serem mais pesados, só transportam gasolina e etanol. No caso do diesel o implemento da Librelato apresenta vantagens, pois trata-se de um combustível que possui um peso específico maior e que só poderia ser transportado em tanques com volume menor 44 ou 43 mil litros. Caso contrário, ocorreria excesso de carga na composição.
De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Librelato, o Tanque Cilíndrico apresentado na Fenatran contém o que há de mais moderno em termos de tecnologia, visando maior segurança no transporte e no manuseio dos equipamentos. “Ele está equipado com um pacote completo de tecnologia embarcadas, como freios EBS e uma série adicional de opcionais voltados à segurança, conforto, eficiência operacional e economia de combustível. As funcionalidades e benefícios desse pacote completo de tecnologia embarcada serão apresentadas aos visitantes diretamente no produto em exposição no estande da Librelato”, declara.
Os berços da caixa de carga e os acessórios parafusados ao chassi permitem maior rapidez e também menor custo de manutenção para o cliente, pois as uniões parafusadas substituem o uso de solda nesses locais. A grande vantagem de equipamentos com uniões parafusadas em relação às versões soldadas está na eliminação de risco de explosões durante possíveis manutenções. Isso por que um tanque contém vapor de combustível depositado em seu interior, mesmo estando vazio. Qualquer manutenção que gere faíscas ou fagulhas, como a solda, por exemplo, pode ser extremamente perigosa.
As calotas dos tanques cilíndricos da Librelato são produzidas no formato torisférico, ou seja, estão dimensionadas para o transporte de produtos com maior pressão de trabalho do que a dos combustíveis mais comuns. Um produto com essa característica é o Metanol, muito utilizado na produção de biodiesel. Desta forma, a capacitação do tanque Librelato para o transporte do Metanol é muito mais simples e de menor custo, tanto para equipamentos novos como para usados. Trata-se de uma adaptação que exige pequenas alterações, principalmente por meio da troca da tampa de carregamento. Já equipamentos disponíveis no mercado com calotas simples, não dimensionadas para a requerida pressão de trabalho exigida para o transporte do Metanol, necessitam de um projeto especial para fabricação de um novo tanque. Calotas simples podem refletir em maior custo de manutenção e maior tempo de parada do equipamento, diminuindo a rentabilidade do transportador.
Sistema de Eixo Autodirecional traz segurança e economia às operações de transporte
O novo Eixo Autodirecional adotado na linha de produtos da Librelato também será aplicada ao novo Semirreboque Tanque. Ele possui um sistema de bloqueio do esterçamento para as manobras em marcha a ré, que mantém o eixo centralizado automaticamente, sem a necessidade de alinhar o conjunto ou suspender o eixo antes da manobra, o que torna a operação mais rápida e segura. De acordo com Rafael Bett, entre outras vantagens, os amortecedores de direção estabilizam o esterçamento, eliminando vibrações nos rodados. “Seu sistema de mancais é extremamente durável. O eixo possui ainda um exclusivo sistema de alinhamento que, em caso de manutenção, permite sua remontagem sem que seja necessário refazer a convergência das rodas. Sua barra de ligação é de regulagem extremamente simples e isenta de lubrificação. Todas essas características facilitam a manutenção e reduzem custos e tempo de parada. A aplicação desta tecnologia significa que o equipamento operará com o máximo desempenho e segurança, por muito mais tempo”, ressalta Bett.
LIBRELATO APRESENTA NOVOS FUEIROS FLORESTAIS NA FENATRAN 2019
- Novo desenvolvimento elevou a capacidade de carga do implemento em aproximadamente uma tonelada
Para completar sua ampla lista de lançamentos na Fenatran, a Librelato apresenta uma nova linha de Fueiros Florestais. Trata-se da nova linha “Wood King”, que possui capacidades de seis, nove e 12 toneladas e já está à venda nas revendas da marca a partir da Fenatran. A grande novidade dos novos componentes está na utilização do aço de alta resistência, que aumenta a robustez e contribui para a redução de peso.
De acordo com Rafael Bett, diretor comercial da Libelato, com a substituição dos aços estruturais por aços de alta resistência, a Librelato alcançou até 30% de redução de tara em relação aos fueiros anteriores da marca. “Com isso, em uma configuração de quatro fueiros por semirreboque, e considerando uma composição de tritrem, conseguimos um ganho em torno de uma tonelada”, explica Bett.
A empresa oferece opções em hastes fixas e removíveis, com disponibilidade para todas as opções de capacidades de cargas.