MM Editorial | Sistemas de transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford Cargo
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04 fev Sistemas de transmissões automatizadas ZF são destaques nos novos caminhões Ford Cargo

  • Ford é a primeira montadora no Brasil a receber as mais novas tecnologias da ZF em transmissões automatizadas no País
  • TraXon de 12 marchas e EcoTronic de 9 marchas equipam modelos pesados e semipesados da montadora
  • Embreagem ZF agrega valor aos sistemas de transmissões dos lançamentos
  • TraXon foi eleita a transmissão do ano em 2017 e 2018 e equipa o Ford F-Max, caminhão do ano 2019 na Europa

 

As mais novas tecnologias em transmissões TraXon e EcoTronic fabricadas pela ZF passam a equipar os lançamentos da Ford no Brasil. Os primeiros veículos a receber as transmissões estão presentes na nova família Cargo Torqshift da marca. A TraXon, considerada benchmarking no universo automotivo e eleita a transmissão do ano de 2017 e 2018 na Europa no segmento de pesados, equipa os modelos C2631, C3131 e C3133, enquanto a EcoTronic equipa os modelos C1419, C1519 e C1719.

 

A TraXon equipa o modelo Ford F-Max na Europa, eleito o caminhão do Ano 2019 na Feira de Hannover – IAA, enquanto a também automatizada EcoTronic de 09 marchas equipa pela primeira vez um modelo da Ford no mundo. De acordo com Silvio Furtado, Diretor de Vendas da ZF América do Sul, esta é a primeira aplicação destas tecnologias no Brasil, fornecidas pela unidade de Sorocaba, SP. “A EcoTronic será 100% montada no Brasil já em 2019, enquanto a TraXon, que momentaneamente é importada da Alemanha, será produzida em Sorocaba a partir de 2020”, prevê Furtado. Tanto a TraXon como a EcoTronic receberão o conjunto de embreagens ZF modelos 430 Push Type e 362 Push Type, respectivamente. Além destes produtos, vários modelos da marca recebem componentes de chassis da ZF.

 

O executivo explica que do ponto de vista de hardware foram aplicadas pequenas alterações nas transmissões, eventualmente relacionadas às interfaces com o powertrain. Já em relação ao software a adaptação foi mais longa e específica, alinhada aos requisitos da montadora. Em ambos os casos, a programação das transmissões foi realizada entre as engenharias da ZF do Brasil e Alemanha, sendo a maior parte de responsabilidade local. Vários testes foram conduzidos pelas equipes, entre eles os de bancada na Alemanha, com dinamômetros, além dos testes veiculares no campo de provas da própria Ford e em frotistas do Brasil.

 

“Com as novas transmissões da ZF, podemos considerar que os pontos mais fortes alcançados foram desempenho e conforto”, diz Furtado. “As trocas de marcha são mais silenciosas e rápidas, além de entregar maior robustez dos componentes eletromecânicos. Além disso, buscou-se redução do consumo de combustível em conjunto com o fabricante de motor e a Ford”, completa. Os maiores benefícios entregues pelas tecnologias de transmissões automatizadas da ZF são a redução do custo operacional através do menor consumo de combustível, redução do desgaste dos elementos de atrito de embreagem e freios, padronização da condução, redução do tempo de manutenção, aumento da segurança e conforto para o motorista.

 

De acordo com Furtado, sempre existe a necessidade de adequações visando uma melhor performance nos requisitos técnicos exigidos pelos clientes. “Analisando a topografia e a temperatura locais, bem como as necessidades específicas dos operadores de transporte, mesmo com um conjunto básico de hardware e software, os sistemas de ambas as transmissões permitem ajustes finos em sua calibração. Tudo para que a transmissão possa sempre extrair a melhor curva de torque e potência do motor”, detalha.

 

Mais um exemplo desta adequação está no pedido da Ford de desenvolver a função “Low”, tanto para a EcoTronic como para a TraXon. Com isso, os caminhões conseguem entregar um auxílio em situações de frenagem e declive. Além de estratégias específicas de condução, como a função atoleiro, que auxilia na partida do veículo em terrenos com baixa aderência, como o arenoso, por exemplo.

 

TraXon – A configuração que equipa os modelos C2631, C3131 e C3133 é a transmissão de 12 marchas da TraXon.  Trata-se de um dos mais modernos sistemas de transmissão já desenvolvidos pela ZF. A versão básica já oferece um elevado nível de eficiência – sobretudo graças à sua compatibilidade com um torque do motor de até 3.400 Nm (versão overdrive), ampla relação de marcha, grau de eficácia que chega a cerca de 99,7% e excelente relação potência-peso. Aliada a isso, está a inovadora unidade eletrônica da ZF, baseada em uma plataforma unificada de software.

 

EcoTronic – A transmissão automatizada de 9 marchas equipa os modelos C1419, C1519 e C1719. Trata-se de uma transmissão de peso reduzido em relação ao que existe no mercado. Há clientes que já reconhecem o conceito de transmissão de nove velocidades mais eixo traseiro com simples redução como a mais robusta e eficaz solução para as aplicações do segmento de caminhões médios e semipesados. Um componente que desempenha um papel essencial no conforto do sistema 9AS EcoTronic é a Unidade de Controle Eletrônico – que baseia-se na mesma plataforma de software de controle da TraXon.  Além de possibilitar diferentes modos de condução – de Eco até Power – com sua arquitetura de software e dependendo da aplicação, a unidade de controle oferece diversas funcionalidades adicionais opcionais.

 

Durante seu desenvolvimento, com o objetivo de tornar a EcoTronic econômica, inclusive com relação aos custos do ciclo de vida total, a ZF se concentrou sobretudo na facilidade da manutenção. A modularidade da transmissão possibilita utilizar seis kits de reparo. Dependendo do modo de montagem no veículo, muitos dos eventuais serviços de manutenção e reparo podem ser realizados sem precisar remover a transmissão.