MM Editorial | ZF desenvolve Sistema de Observação Tridimensional de Ocupantes e de Interior de veículos
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19 out ZF desenvolve Sistema de Observação Tridimensional de Ocupantes e de Interior de veículos

  • Sensoriamento interior é importante para a detecção precisa de ocupantes e objetos e classificação de assentos dianteiros e traseiros
  • Tecnologia fornece informações em tempo real para sistemas de segurança avançados e veículos de direção automatizada para determinar, por exemplo, se o motorista tem capacidade de retomar o controle rapidamente em uma emergência
  • Sistema ajuda a detectar uma distração do motorista para permitir que sistemas de bordo emitam alertas

 

Friedrichshafen, Alemanha/ Livonia, Mich. A ZF está desenvolvendo um Sistema de Observação Interior (IOS) tridimensional capaz de detectar e classificar os ocupantes do veículo, determinando seu tamanho, localização e posição, e se estão ativos com o controle do veículo, por meio do volante ou monitorando os sistemas de condução automatizados  dados essenciais para o auxílio às funções de segurança avançadas e de condução automatizada.

 

Embora a ZF seja muito reconhecida como líder mundial na produção de câmeras dianteiras de reconhecimento de objetos que detectam o ambiente externo do veículo, a empresa também tem se envolvido no desenvolvimento de câmeras de observação interior há mais de 10 anos. Em razão da tendência rumo à segurança avançada e automação de veículos, o interesse na tecnologia de câmera interior tem se intensificado, e a ZF agora está desenvolvendo um sistema de observação de câmera interior 3D com suporte a uma grande diversidade de aplicações potenciais em segurança, conforto e direção autônoma.

 

Um exemplo de destaque é o sensoriamento da posição de ocupantes. Sensores montados nos assentos já estão sendo usados para determinar se os airbags ou os pré-tensionadores de cinto de segurança devem ser ativados e em qual intensidade, e uma câmera 3D IOS pode ampliar estas informações em relação ao tamanho, posição e postura dos ocupantes em tempo real, incluindo uma detecção fora da posição, como assentos reclinados – informações que podem ajudar a customizar o gerenciamento de energia dos ocupantes antes ou no momento de um acidente. Apenas o fato de saber se um ocupante ou outro objeto estão presentes em uma posição sentada podem ajudar a determinar quais funções de segurança de ocupantes adaptáveis devem ser implantadas naquela posição. A câmera pode complementar os sensores de fivela de cintos de segurança existentes com a verificação visual, indicando se o ocupante está devidamente afivelado, e fornecer orientações para fazê-lo com um lembrete ou outra ação se não for este o caso.

 

O sensoriamento de passageiros também pode ser extremamente valioso quando crianças pequenas são deixadas no carro – levando a situações de emergência particularmente em temperaturas extremas. O sistema IOS pode ser calibrado para determinar a presença de uma criança e ativar ações de segurança como, por exemplo, uma chamada automática para o celular do proprietário do veículo, baixar as janelas elétricas e abrir um teto solar para reduzir a temperatura do interior, ativar uma buzina e sinais luminosos de emergência de forma que pedestres próximos possam ajudar ou chamar serviços de emergência, a polícia local ou socorristas, para ajudarem no resgate.

 

À medida que os veículos se tornam cada vez mais equipados com funções automatizadas, sensores de interior ligados em rede de modo inteligente podem determinar se as mãos do condutor estão no volante e em controle ativo do veículo, e se a cabeça do motorista está de frente para a estrada e monitorando o veículo enquanto faz uso adequado do sistema de cintos de segurança. O sistema pode indicar que o motorista está em modo automático e, quando uma situação de emergência em potencial é detectada, ele pode emitir alertas.

 

“De fato, os dados visuais do interior do veículo podem ser muito valiosos em uma série de perspectivas”, diz Norbert Kagerer, vice-presidente sênior de engenharia para a divisão de sistemas de segurança passiva. “O desenvolvimento de nosso sistema de observação interior 3D leva a uma maior segurança, conveniência e ajuda a apoiar a evolução rumo aos veículos automatizados”.

 

A expectativa é de que o sistema IOS esteja pronto para produção no final de 2021.