26 set ZF promove a eletrificação de veículos comerciais para zerar a emissão de poluentes nas cidades
• Inovação: sistema de tração central totalmente elétrico para ônibus urbanos e caminhões de distribuição.
• Conceito de eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 como solução de série para ônibus com piso baixo se destaca no Mercedes-Benz Urban eTruck.
• Com a TraXon Hybrid, caminhões pesados manobram no modo elétrico.
Com uma ampla linha de produtos e serviços, a ZF Friedrichshafen AG promove a eletrificação de veículos comerciais. O foco está nas soluções para acionamentos totalmente elétricos de veículos urbanos e nas aplicações híbridas para o transporte de longa distância. Os mais recentes desenvolvimentos são um sistema de tração central puramente elétrico, que pode ser implementado em diversos conceitos de ônibus e caminhões de distribuição que circulam nos centros urbanos, e um acionamento elétrico perto da roda para caminhões de distribuição pesados. O motor elétrico instalado perto da roda foi apresentado em caráter inédito no Urban eTruck da Mercedes-Benz e se baseia em uma tecnologia já aplicada no eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 para ônibus urbanos. Além disso, a linha de produtos da marca contém soluções híbridas, como a transmissão TraXon Hybrid para caminhões pesados.
A maior integração das soluções de eletromobilidade também favorece o mercado de veículos comerciais. Por isso, a ZF aproveitou a tecnologia do acionamento elétrico do eixo de automóveis e a adequou para veículos comerciais leves.
Potentes motores a diesel de elevado torque continuam sendo indispensáveis para muitos modelos de veículos comerciais. Contudo, nesse segmento, a eletrificação tem forte potencial, pois o driveline híbrido ou totalmente elétrico já se revela atualmente a melhor alternativa para algumas aplicações e em determinados mercados regionais. “Hoje em dia, muitos veículos comerciais com quilometragem diária restrita já poderiam estar circulando no modo puramente elétrico”, afirma Fredrik Staedtler, responsável pela Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF. A solução é imprescindível em grandes metrópoles da Europa e da Ásia, em que as atuais regulamentações relativas à emissão de poluentes são bem rigorosas. Além disso, a tecnologia é essencial aos veículos de frotas, frequentemente escalados para voltar às suas bases depois da operação. À noite, após o retorno à garagem ou terminal de carga e descarga, as baterias poderiam ser facilmente recarregadas.
Ônibus e caminhões totalmente elétricos circulam sem emitir poluentes
Complementando sua ampla linha de soluções de eletromobilidade, a ZF desenvolveu um sistema de tração central puramente elétrico, sobretudo para mover ônibus urbanos e caminhões de distribuição sem emissão de poluentes. O sistema de tração central é especialmente adequado para veículos com driveline semelhante ao dos modelos convencionais atualmente utilizados, o que facilita a integração nos conceitos de veículos modernos. A opção de poder ser combinado com eixos de acionamento direto e com eixos convencionais de piso baixo faz com que esse sistema central possa ser aplicado tanto no segmento de ônibus do tipo low entry, como também em todos os modelos com piso rebaixado. O bem-sucedido eixo elétrico tipo pórtico AVE 130 é outra solução ideal para ônibus com piso baixo, já que oferece vantagens na redução do peso, sem contar que permite realizar arquiteturas mais flexíveis com livre estruturação do interior do veículo.
Acionamentos híbridos para caminhões e ônibus
A ZF desenvolveu um produto especialmente para aplicações híbridas em veículos comerciais pesados. A TraXon Hybrid possui um motor elétrico alojado entre o motor de combustão e a transmissão. Esse sistema híbrido paralelo viabiliza a implementação de todas as funcionalidades híbridas em um caminhão de 40 toneladas. Uma característica atrativa para muitas aplicações é que no modo de geração, o módulo híbrido também pode auxiliar na alimentação de energia elétrica de outras unidades – como no transporte frigorífico. A ZF montou a TraXon Hybrid em seu Innovation Truck 2016, que, sobretudo com vista às futuras operações no terminal de carga e descarga, já faz manobras de modo autônomo e totalmente elétrico. Além das aplicações em caminhões, a TraXon Hybrid também foca os ônibus rodoviários, que podem ser beneficiados com as mesmas vantagens do acionamento híbrido.
Veículos comerciais leves: sinergia com as soluções para carros de passeio
As soluções de eletromobilidade da ZF para veículos comerciais leves provêm da expertise da marca do segmento de automóveis. Um acionamento central elétrico do eixo de automóveis que entrará em série em 2018 foi adequado pela ZF para aplicação em veículos comerciais leves e caminhões de entrega. O motor elétrico, a transmissão de uma velocidade de dois estágios com diferencial e a unidade eletrônica formam um conjunto altamente integrado e compacto. Em termos de potência, o sistema que chega a alcançar 150 kW também pode ser utilizado em veículos comerciais leves. “Encontrar sinergias entre carro de passeio e veículo comercial sempre foi uma grande vantagem da ZF, o que também abrange a nossa estratégia de eletrificação”, ressalta Staedtler.