MM Editorial | ZF América do Sul conquista o Prêmio REI 2015 com seu presidente Wilson Bricio como melhor Profissional de Autopeças
11368
post-template-default,single,single-post,postid-11368,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

12 jun ZF América do Sul conquista o Prêmio REI 2015 com seu presidente Wilson Bricio como melhor Profissional de Autopeças

zf

ZF América do Sul conquista o Prêmio REI 2015 com seu presidente Wilson Bricio como melhor Profissional de Autopeças

12/06/2015

  • O executivo concorreu com mais quatro representantes do segmento, e destacou-se por suas realizações no comando da ZF América do Sul.
  • A premiação reforça a tradição da cultura de inovação e excelência do Grupo ZF, que completa os 100 anos de sua fundação em 2015.

O presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio, foi eleito como o melhor profissional de autopeças no V Prêmio Rei – Reconhecimento à Excelência e Inovação, realizado ontem (10/06/2015) em São Paulo (SP). A premiação organizada pela revista especializada Automotive Business, e a escolha é feita por 19 jurados que apontaram as melhores iniciativas da indústria automobilística entre 1º de fevereiro de 2014 e 1º de fevereiro de 2015.

A escolha pelo presidente da ZF América do Sul foi motivada por diversos fatores, como o aumento o portfólio de produtos produzidos pela ZF no Brasil, antecipando-se às demandas cada vez mais competitivas do mercado automotivo. Em 2014, a ZF anunciou a nacionalização da transmissão automatizada AS-Tronic, contribuindo para que os clientes atinjam os atuais requisitos governamentais de conteúdo local. Ainda em 2014, a ZF iniciou a produção do novo eixo agrícola TSA 09, projetado para atender as maiores montadoras de tratores do Brasil.

Outro fator que destacou o executivo foi o seu papel como artífice, na ultima década, de um expressivo processo de integração organizacional e utilização de sinergias entre as diferentes unidades de negócios do Grupo ZF na América do Sul, indo de encontro às demandas do mercado por produtos cada vez mais competitivos e com qualidade reconhecida pelos clientes.

Por sua gestão de sucesso à frente a ZF América do Sul, incentivando e apostando sempre em inovação tecnológica, o executivo foi eleito em janeiro deste ano presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), uma das mais conceituadas entidades de engenharia do mundo, cujo objetivo é fomentar o conhecimento e expertise dos profissionais do setor. No Brasil o trabalho da VDI alcança cerca de 100 mil engenheiros.

“Indubitavelmente este reconhecimento público me deixa muito orgulhoso, mas é imperativo, compartilhar os méritos desta premiação com os colaboradores da ZF América do Sul. O abnegado trabalho destes profissionais, aqui e em todo o mundo, transformou a inovação como marca registrada da ZF. Aproveito ainda para parabenizar todos os finalistas e ganhadores das demais categorias desta quinta edição do Prêmio REI, pelo reconhecimento no competitivo mercado automotivo brasileiro”, destaca Bricio.

Dez anos de presidência

Wilson Bricio completou em abril deste ano uma década no comando das operações da empresa na região. Essa marca o tornou um dos executivos que há mais tempo está no comando da empresa, desde o início de suas operações no Brasil, em 1958.

Na gestão de Bricio, as vendas da ZF América do Sul cresceram 87%, partindo de 1,1 bilhão de reais em 2005 para 2,1 bilhões de reais no ano passado, sendo que, em 2013 registrou recorde histórico na região com faturamento de 2,3 bilhões. Neste mesmo período, a empresa cresceu em média 7,2% ao ano, um índice acima da média do mercado.

Nos últimos dez anos a ZF investiu mais de 15 milhões de reais na região em projetos voltados à qualificação de seus profissionais. No total, foram 1,8 milhão de horas de treinamento na Universidade Coorporativa UniZF, com um amplo programa de recursos humanos que atingiu mais de 164 mil participações em todas as plantas sul-americanas. Focada na inovação, a empresa conta com um quadro de mais de 300 engenheiros em atuação no País, sendo 50 deles dedicados exclusivamente aos processos de P&D (pesquisa e desenvolvimento).

Formado em Engenharia Mecânica pela USP, e pós-graduado em Administração Industrial na mesma universidade, além de pós-graduação em Administração, no IMD em Lausanne, na Suíça, Bricio ingressou na ZF há 14 anos em 2001 como diretor da divisão de Sistemas de Transmissão e assumiu a presidência da empresa em abril de 2005.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto
– Wilson Bricio 

Legenda: Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, recebe prêmio REI na categoria Profissional de Autopeças
São Paulo, 12 de Junho de 2015.
GRUPO ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.

Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.

Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%.  O slogan “Motion and Mobilty” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.

Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com

 

Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br