04 nov Eletromobilidade no Grupo ZF
Eletromobilidade no Grupo ZF
04.11.2015
- A empresa de tecnologia ZF consolida todas as atividades de eletromobilidade e cria sexta divisão, denominada E-Mobility.
- Plano para a produção de amortecedores eleva a competitividade da empresa na Alemanha e mantém plantas industriais totalmente ativas.
A empresa de tecnologia ZF começará em 2016 a combinar todas as atividades relacionadas à eletromobilidade em uma nova divisão denominada E-Mobility, sediada na planta alemã localizada em Schweinfurt. Ao introduzir um plano para a produção de amortecedores, a ZF eleva a competitividade da empresa.
“Combinando todas as atividades associadas com a eletrificação de automóveis e veículos comerciais sob um único teto, estamos reconhecendo a enorme importância dessas tecnologias que já estão moldando o futuro”, explica o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer. “A eletromobilidade está chegando – e sob a perspectiva das atuais controvérsias a respeito da emissão de poluentes de carros, talvez ela chegue mais rápido do que imaginávamos”. A criação da nova divisão E-Mobility na estrutura corporativa mostra de forma clara a seriedade com que a ZF está tratando o processo de migração da tecnologia convencional driveline para a eletromobilidade.
Antes, todas as atividades associadas com o crescimento da eletromobilidade eram distribuídas ao longo das múltiplas unidades organizacionais. Agora, todas elas foram consolidadas na divisão corporativa E-Mobility. A nova divisão complementa as quatro existentes – Tecnologia de Powertrain para Automóveis, Tecnologia de Chassis Automotivos, Tecnologia de Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial – e também a recém-criada Divisão de Tecnologia de Segurança, que incorpora todas as atividades de negócios da TRW, a fornecedora automotiva americana adquirida pela ZF no último mês de maio.
As unidades de negócios de Sistemas Eletrônicos e de Tecnologia de Acionamentos Elétricos já existentes na empresa formarão o núcleo da nova divisão E-Mobility, que serão agregadas ao Centro de Projetos E-Mobility, reunindo os projetos de eletromobilidade de toda a empresa.
Com isso, a planta de Schweinfurt agora abriga tanto a divisão E-Mobility como as atividades de design lightweightda ZF, fortalecendo ainda mais sua posição como uma das localizações líderes em alta tecnologia da empresa. “Com nossa nova divisão, seremos capazes de participar da tendência global rumo ao driveline eletrificado, oferecendo aos nossos clientes os produtos e sistemas necessários para cumprir os regulamentos internacionais cada vez mais exigentes”, explica o CEO da ZF, Dr. Sommer. “Ao mesmo tempo, estamos transformando nossa fábrica em Schweinfurt, antes uma unidade de produção especializada na fabricação de componentes para chassis em uma planta que produz componentes de driveline tecnicamente mais sofisticados, o que nos auxiliará a garantir o futuro em longo prazo”.
Até o momento, a produção de amortecedores tem sido feita nas plantas em Schweinfurt, Eitorf e Ahrweiler, na Alemanha. A ZF desenvolveu um plano para a produção de amortecedores convencionais, de modo a torná-los mais competitivos em relação a custos, e irá transferir estas linhas para as plantas já existentes em Levice (Eslováquia) e Gebze (Turquia).
A mais recente geração de amortecedores eletronicamente controlados é baseada em tecnologias mais sofisticadas. Parte da sua produção e de outros produtos será realocada de Schweinfurt para Eitorf, Ahrweiler e para outras instalações no Leste Europeu. Isso permitirá à ZF manter empregos nessas instalações até pelo menos o final de 2022. Assim, a instalação de Schweinfurt abrigará a nova divisão E-Mobility e se beneficiará dos investimentos da empresa nessa tecnologia fundamental para a direção com zero emissão de poluentes.
“Investir no futuro requer uma disciplina rígida, onde quer que seja” afirma Michael Hankel, membro do Board da ZF responsável pela produção. “Eis o porquê de continuarmos sistematicamente buscando uma política de realocação dos produtos que atingiram seu prazo de validade – isto é, deixaram de ser produtos inovadores, de alta tecnologia, e tornaram-se produtos comuns – da Alemanha para localizações exteriores, com custos menores de produção”. Hankel enfatiza que, “caso tenhamos como objetivo permanecer competitivos ao longo de todos os segmentos de produtos, temos de obedecer às regras do mercado com ainda mais rigor”.
Ao longo dos últimos meses, a ZF negociou o plano mestre de amortecedores, assim como os detalhes envolvidos na fundação da divisão E-Mobility em Schweinfurt, com os sindicatos de várias localizações atingidas. “Isso nos permitirá fabricar nossos produtos com preços competitivos e, ao mesmo tempo, preservar nossas instalações em Eitorf e Ahrweiler, que atualmente empregam cerca de 900 pessoas”, acrescentou Hankel.
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Foto – Divisão E-Mobility, planta de Schweinfurt
Legenda
Planta de Schweinfurt, localizada na Alemanha, será a sede da nova divisão E-Mobility da ZF
São Paulo, 04 de novembro de 2015.
Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.
Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.
Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.
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