22 mar Grupo ZF atinge uma nova dimensão com a aquisição da TRW
Grupo ZF atinge uma nova dimensão com a aquisição da TRW
22.03.2016
- Vendas do Grupo aumentaram substancialmente, atingindo 29,2 bilhões de euros em todo o mundo.
- EBIT, ou lucro real, atingiu 1,6 bilhão de euros.
- Dívida da aquisição já foi significativamente reduzida.
Friedrichshafen/Stuttgart. A ZF Friedrichshafen AG continua tendo sucesso em seu desenvolvimento empresarial a partir de 2015. O Grupo ZF gerou um total de 29,2 bilhões de euros em vendas no ano fiscal de 2015. Isso inclui 8,9 bilhões de euros da ZF TRW, considerada como a nova “Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva”, desde a aquisição em 15 de maio de 2015. Os efeitos do câmbio e de crescimento orgânico também ajudaram a impulsionar as vendas em 5%. O lucro sem os juros e impostos (EBIT) totalizou 1,6 bilhão de euros, o que corresponde a um crescimento de 498 milhões de euros com uma margem EBIT de 5,5%. Os índices têm sido influenciados pelas aquisições e alienações e, como tal, só são comparáveis com os valores do ano anterior em uma extensão limitada.
“2015 foi um ano excepcional para a nossa empresa, pois celebramos o nosso centenário e concluímos com êxito a maior e mais importante aquisição da história da empresa”, diz Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF. “Orgulho-me de termos estabelecido no último ano fiscal as bases para um futuro sustentável e de sucesso para a ZF. Estamos integrando componentes mecânicos com unidades de controle e sensores, de forma inteligente. Dessa maneira, seremos capazes de contribuir de forma ainda mais eficaz, a moldar as megatendências de segurança, eficiência e condução autônoma.”
O Presidente do Conselho de Supervisão da ZF, Prof. Dr. Giorgio Behr, expressou sua grande satisfação com o desempenho do Conselho de Administração e do CEO. “Estamos muito orgulhosos em termos na pessoa de Stefan Sommer um CEO visionário e inovador”, afirmou Behr. “A aquisição da TRW é um perfeito exemplo de como ele impulsionou substancialmente a ZF e seus colegas no Conselho Executivo para seguir em frente de forma sustentável, posicionando o Grupo como um fornecedor líder em inovação e custos no setor automotivo. Temos plena confiança em sua capacidade de prosseguir consistentemente neste caminho, e queremos continuar esse sucesso juntos”.
Distribuição regional equilibrada de vendas
Como resultado da aquisição da TRW, a ZF aumentou substancialmente as vendas do Grupo, com a ZF TRW sendo a quinta divisão e contribuindo com 8,9 bilhões de euros para o crescimento, desde a aquisição, em 15 de maio de 2015. Além disso, a distribuição regional das vendas do Grupo está mais equilibrada: a participação da região América do Norte nas vendas totais aumentou de 20% para 28%, enquanto na região Ásia-Pacífico foi responsável por 22% das vendas, contra 20% em 2014. Na Europa as vendas caíram de 56% para 47%.
Em linha com os últimos anos, o desempenho dos negócios nas principais regiões também variou em 2015 e apresentou crescimento acentuado nas regiões América do Norte e Asia-Pacífico e moderado na Europa, contrastando com uma continuidade de queda do mercado na Região da América do Sul.
Aumento substancial no lucro
Os números foram resultado dos efeitos da aquisição. O EBIT foi pouco menos de 1,6 bilhão de euros contra 1,1 bilhão de euros em 2014, com margem de 5,5% no ano fiscal de 2015. Ajustados os efeitos extraordinários, a margem EBIT de 5,4% é superior aos 4,6% do ano passado. O EBITDA subiu para 3,4 bilhões de euros, contra 2,0 bilhões de euros em 2014, enquanto a margem EBITDA foi de 11,5%. contra 11,1% em 2014. O resultado líquido após dedução de impostos foi de 1,0 bilhão de euros, o que corresponde a um aumento de € 347 milhões de euros.
Dívida de aquisição substancialmente reduzida devido ao forte fluxo de caixa
O fluxo livre de caixa operacional ajustado por itens extraordinários foi de pouco menos de 1.4 bilhão de euros no final do ano fiscal, com 800 milhões de euros mais que no ano anterior. Isso pode ser atribuído, entre outras coisas, ao fato da ZF TRW ser incorporada pela primeira vez a Grupo desde a aquisição, em 15 de maio de 2015, com sete meses e meio de demonstrações financeiras consolidadas.
A ZF conseguiu reduzir consideravelmente os níveis da dívida em 2015. Os fatores principais incluíram um forte fluxo de caixa operacional e efeitos pontuais. “Desde o início temos buscado um financiamento conservador com um perfil de vencimento equilibrado”, diz CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. “O fato de já termos conseguido reduzir nossas obrigações financeiras líquidas tão rapidamente em 1,4 bilhão de euros demonstra que estamos no caminho certo. Também pretendemos trabalhar sistematicamente na redução ainda maior da nossa dívida em 2016”.
Altos níveis de investimento mantidos
Além da redução substancial da dívida, em 2015 a ZF novamente focou em investir no futuro. A empresa investiu cerca de 1,3 bilhão de euros, 300 milhões de euros a mais que no ano anterior, em propriedades, fábricas e equipamentos, especialmente a fim de expandir sua capacidade de produção e desenvolvimento. O valor corresponde a 4,4 % das vendas, sendo que 1,4 bilhão de euros foram investidos em Pesquisa&Desenvolvimento, permitindo que a ZF atingisse o seu target de 5% das vendas.
Integração da ZF TRW impulsionada com sucesso
Após a aquisição, a TRW foi integrada no Grupo ZF como a nova “Divisão de Tecnologia Ativa e Passiva”. A ZF já apresentou os primeiros sucessos desse processo de integração no Salão do Automóvel de Franfurt, em setembro de 2015.
“Inovações como o show car IAA e um protótipo de um modelo de produção em série, que foi recentemente revelado na Suécia, demonstraram o valor agregado oferecido pela empresa combinada em termos de produtos e tecnologias. Na nova estrutura, estamos perfeitamente preparados a nos tornarmos um fornecedor verdadeiramente global de sistemas integrados”, diz Sommer. “Também continuaremos a conduzir sistematicamente o avanço na integração da ZF TRW em 2016. Concentraremo-nos no desenvolvimento de produtos inovadores que nos permitam alavancar totalmente a nossa experiência inigualável na área de sistemas mecânicos inteligentes.”
Perspectivas
A ZF acredita que os mercados de carros de passeio, e de veículos comerciais leves e pesados se desenvolverão solidamente. Além disso, a ZF espera um crescimento substancial nas vendas na Divisão de Tecnologia Industrial. Os impulsionadores neste setor incluem a integração da unidade de negócios de transmissões industriais e de turbina para energia eólica adquirida no final de 2015 e o bom posicionamento de mercado e desenvolvimento na Unidade de Tecnologia de Negócios de Energia Eólica.
A ZF espera que as vendas do Grupo em 2016 sejam entre 35 e 36 bilhões de euros. O forte aumento esperado nas vendas em comparação com 2015 baseia-se essencialmente na inclusão, pela primeira vez, da ZF TRW para o período de um ano inteiro. A médio prazo, a ZF planeja sobretudo um crescimento médio de 7% para o Grupo, que está acima da média para o mercado como um todo. O EBIT ajustado para 2016 deverá ficar entre 5 e 6%, considerando o cenário atual.
“Em 2015, tivemos sucesso e mais uma vez superamos o ano anterior”, diz Sommer. “Para garantir que estamos também bem posicionados de agora em diante, precisamos fazer a nossa lição de casa neste ano e melhorar ainda mais os resultados. Isso aplica-se em particular às plantas alemãs, as quais precisamos tornar ainda mais competitivas”.
São Paulo, 22 de março de 2016.
Grupo ZF – A ZF é a líder global no sistema de transmissão e tecnologia de chassis, bem como tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa adquiriu a TRW Automotive em 15 de maio de 2015, e a integrou organizacionalmente como a “Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva”. A empresa tem agora um time global de aprox. 138 mil colaboradores em cerca de 230 locais, em 40 países, e reportou vendas de € 29,2 bilhões em 2015. Anualmente a ZF investe aprox. 5% do seu faturamente em Pesquisa&Desenvolvimento (€ 1,4 bilhão em 2015) garantindo sucesso continuado através do design e engenharia de tecnologias inovadoras. A ZF é um dos maiores fornecedores da indústria automotiva mundial.
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