MM Editorial | ZF se torna Parceira Tecnológica Oficial da Equipe Venturi da Fórmula E
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24 ago ZF se torna Parceira Tecnológica Oficial da Equipe Venturi da Fórmula E

  • A ZF Race Engineering está desenvolvendo novo driveline e componentes de chassis para a Equipe Venturi de Fórmula E.

 

  • Experiência em automobilismo será incorporada nas soluções de produção em série da Divisão e-mobility.

 

  • Fórmula E da FIA inicia sua terceira temporada em Hong Kong, em 9 de Outubro de 2016.

 

 

A ZF Friedrichshafen AG firmou parceria tecnológica de longo prazo com a Equipe Venturi de Fórmula E para competir na categoria de corridas com carros elétricos, a Fórmula E da FIA. A partir do início da temporada 2016/17, a ZF apoiará a Venturi com tecnologia e componentes de sistema de suspensão, simulação e teste, além de outras contribuições de tecnologia. O principal objetivo da parceria é o projeto e desenvolvimento de um driveline completamente novo que engloba motor elétrico, inversor e transmissão, moldados dentro de um dos desafios que é o regulamento técnico da 5a Temporada da Fórmula E, em que as Diretrizes Técnicas da FIA exigem o uso de apenas um carro por piloto.

 

 

Durante a 3a Temporada, prevista para início em outubro, a Venturi irá correr com amortecedores de alto desempenho especialmente desenvolvidos pela ZF Race Engineering. As empresas elaboraram um plano objetivo em outras áreas tecnológicas de desenvolvimento, a fim de gerar um valor adicional para a parceria.

 

 

A Venturi está apostando nas competências reconhecidas da ZF no desenvolvimento de um novo driveline totalmente elétrico, bem como no extenso know-how e tecnologia da ZF Race Engineering para colocar sua equipe na frente do campeonato da Fórmula E da FIA. Para a quarta temporada, ZF e Venturi irão redesenhar e aperfeiçoar ainda mais a transmissão atualmente aplicada nos carros de Fórmula E da Venturi. Ao mesmo tempo, já está em curso o desenvolvimento do novo driveline ZF, que incluirá um motor elétrico de última geração, incluindo eletrônica de potência, bem como uma nova transmissão. Essência do carro de corrida Venturi, esta nova transmissão será testada durante a quarta temporada do circuito de Fórmula E da FIA, e correrá a partir do início da quinta temporada no 4o semestre de 2018 com o objetivo claro de vencer provas e disputar o cobiçado título da Fórmula E da FIA.

 

 

“Estamos muito orgulhosos de ter a ZF como nossa parceira de tecnologia na preparação para disputar as honras da Formula E da FIA. A reputação da ZF como líder em tecnologia é reconhecida em todo o mundo. Vamos trabalhar juntos para criar soluções, produtos e processos inovadores, usando os grandes recursos e o pessoal qualificado para conquistar o lugar mais alto do pódio com a ZF ao nosso lado”, comenta Gildo Pallanca Pastor, proprietário da equipe Venturi de Fórmula E.

 

 

Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG, acrescenta: “A parceria tecnológica com a Venturi na Formula E da FIA nos impulsiona para novas tecnologias que, esperamos, também sejam úteis no uso diário nas ruas. A eletrificação é a chave para a mobilidade individual do futuro e, usando a emocionante plataforma da Fórmula E, nosso objetivo é contribuir de forma significativa para o sucesso da Venturi. Vencer nos permitirá comprovar nossas excepcionais competências como um parceiro de desenvolvimento e líder em tecnologia, e ganhar com a Venturi irá também reforçar nossas credenciais em automobilismo com carros de competição com driveline elétrico. O circuito de Fórmula E da FIA, com seu conceito voltado ao futuro e à sustentabilidade, oferece o cenário ideal para a ZF exibir seus talentos”.

 

 

Com o estabelecimento de sua Divisão de E-Mobility no início de 2016, a ZF está reconhecendo a enorme importância de tecnologias futuras no setor de E-mobility. No âmbito de sua Divisão de E-mobility, a empresa está combinando todas as suas atividades de eletrificação de carros e veículos comerciais em suas instalações em Schweinfurt. Como subsidiária da ZF Friedrichshafen AG, a ZF Race Engineering GmbH desenvolve, produz e distribui amortecedores, embreagens, transmissões, bem como outros produtos ZF para diversas aplicações no popular segmento de esportes automobilísticos. Ela conta com cerca de 90 funcionários em suas instalações de Schweinfurt.

 

 

Venturi Automobiles é uma fabricante de veículos de baixo volume sediada em Mônaco, comprometida com uma abordagem totalmente elétrica desde sua aquisição por Gildo Pallanca Pastor, em 1999. A Venturi é a atual recordista de velocidade terrestre para um veículo com powertrain totalmente elétrico, e está estabelecida como pioneira global e recordista em diversas categorias deste tipo de tração. A Equipe Venturi de Fórmula E formou-se em dezembro de 2013 quando tornou-se um dos dez participantes fundadores a receber uma licença da FIA para competir na edição inaugural do circuito de automobilismo totalmente elétrico, a competição de Fórmula E da FIA.

 

 

A Fórmula E da FIA é uma competição estabelecida pela própria FIA em 2014, em que os principais pilotos profissionais competem em uma categoria com carros de corrida equipados com powertrain totalmente elétrico. Os eventos são realizados em circuitos de rua temporários nas principais capitais do mundo. A terceira temporada começa em Outubro de 2016 e compreende um total de 12 etapas: Hong Kong, Marrakech, Buenos Aires, Cidade do México, Mônaco, Paris, Berlin, Bruxelas, Montreal, Nova York, e outras a serem anunciadas.

 

 

Grupo ZF – A ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. Após adquirir a TRW Automotive em 15 de maio de 2015 e integrá-la como Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva no Grupo ZF, a empresa passou a contar com cerca de 135.000 colaboradores e aproximadamente 230 unidades localizadas em torno de 40 países. Em 2015, a companhia alcançou um volume de vendas de 29,2 bilhões de euros. Para continuar tendo sucesso com produtos inovadores no futuro, a ZF investe anualmente cerca de 5% do produto das vendas (2015: 1,4 bilhão de euros) em pesquisa e desenvolvimento. A ZF é um dos maiores fornecedores mundiais da indústria automobilística.

 

 

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Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br