MM Editorial | ZF lança novo sistema de cinto de segurança com Retrator de Controle Ativo
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01 out ZF lança novo sistema de cinto de segurança com Retrator de Controle Ativo

  • Os sistemas de cintos de segurança ativos podem vibrar para advertir os motoristas de um perigo potencial
  • O retrator de controle ativo ACR8 é baseado na família de produtos do pré-tensionador do retrator do cinto de segurança SPR8
  • Projeto compacto, leve, com novas funções de software

 

Friedrichshafen. A ZF iniciou a produção em escala de sua próxima geração do Retrator de Controle Ativo ‑ o ACR8. O equipamento combina a segurança ativa e passiva de um veículo e foi projetado para ativar o cinto de segurança em situações críticas, antes de um impacto potencial. Ele pode ser disparado pela informação dos sistemas de assistência ao motorista e de segurança ativa de bordo e funcionar em conjunto com outros sistemas como a frenagem autônoma de emergência (AEB) ou a assistência de direção evasiva (ESA). A nova tecnologia ajuda a manter o ocupante em uma posição mais cômoda e segura, enquanto funciona em conjunto com outros protetores de ocupantes, como os airbags, durante uma colisão.

 

O ACR8 é a mais nova geração da ZF do pré-tensionador de retrator ativo. A ZF introduziu pioneiramente a tecnologia em 2002 em parceria com a Daimler e, desde então, a inovação se expandiu.

 

“A nova geração lançada recentemente nos modelos Mercedes Benz CLS e Mercedes-AMG GT-4 destaca-se por ser ainda mais compacto, ter peso reduzido e novas funções de software,” declarou Norbert Kagerer, vice-presidente sênior de engenharia da Unidade Comercial de Sistemas de Segurança do Ocupante da ZF. “Esta é outra contribuição da ZF concentrada no conceito Vision Zero – que visa oferecer zero emissões e zero acidentes de trânsito.”

 

O ACR8 conta com um pré-tensionador eletromecânico reversível para ativação de pré-colisão, funções de conforto e feedback tátil, bem como um pré-tensionador, não reversível, para segurança no caso de acidente. A nova geração pode receber funções adicionais como bloqueio ativo para casos de posições de acomodação modificadas, detecção exata da extensão do cinto ou aplicação de modo esportivo para situações de condução altamente dinâmicas.

 

O ACR8 é baseado no pré-tensionador do retrator SPR8 da ZF, que faz parte de uma família de produtos baseada no projeto modular, desenvolvido para atender todos os requisitos dos fabricantes automotivos para os sistemas de cintos de segurança, o que inclui desde a versão básica até a tecnologia de retrator de controle ativo com funções avançadas. O ACR8 permite atualização baseada na própria atualização do sistema do cinto de segurança e a partir da tecnologia do pré-tensionador SPR8.

 

Graças à segurança aprimorada e conforto proporcionados aos ocupantes do veículo, os sistemas de cintos de segurança ativos estão se popularizando nos segmentos de veículos compactos, passando pelos de médio porte e premium. Além das funções já conhecidas como a redução da folga do cinto de segurança, combinada com sistemas de assistência ao motorista avançados e modernos, existem recursos opcionais como advertências através de vibração do cinto de segurança (feedback tátil) e pré-tensionamento reversível durante a fase de prevenção de colisão e pré-colisão.

 

Nas aplicações de condução automatizada, o Retrator de Controle Ativo também pode ajudar a colocar os ocupantes do veículo em uma posição de acomodação melhorada, em situações potencialmente críticas. A tecnologia funciona em conjunto com outros sistemas como airbags, para aperfeiçoar a proteção dos ocupantes e controlar o nível de força aplicados se acionados, levando em conta o peso e posição do ocupante no banco em caso de colisão.

 

O ACR8 também tem o potencial de ser parte integrante dos sistemas de condução automatizados. Ao alternar de condução automatizada para manual, o retrator de controle ativo pode incitar o motorista a assumir o comando pulsando o cinto em frequência elevada, como uma advertência no caso do motorista precisar assumir o controle e tomar uma ação. Isto permite que o sistema do cinto de segurança seja integrado às interfaces de usuário dos veículos automatizados como uma maneira eficaz de chamar a atenção do motorista.