MM Editorial | ZF estabelece nova parceria focada em micromobilidade inovadora
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01 jun ZF estabelece nova parceria focada em micromobilidade inovadora

  • O fornecedor de sistemas ZF estabelece uma joint venture com Magura, BrakeForceOne e Unicorn Energy 

 

  • A ZF será responsável por desenvolver soluções para motores elétricos

 

 

 

Friedrichshafen/ Tübingen. A ZF estabeleceu uma joint venture com a Magura, BrakeForceOne (BFO) e Unicorn Energy. Com vistas ao fato de que a eletromobilidade e micromobilidade são importantes elementos, para ajudar a moldar este mercado crescente e para impulsionar ainda mais avanços tecnológicos, Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG, explica: “Com esta joint venture, buscamos redefinir a eletromobilidade no setor de micromobilidade de duas, três e quatro rodas”.

 

 

Com uma participação de 48%, a ZF é a maior acionista da joint venture baseada em Tübingen, Alemanha. As áreas de expertise dos outros parceiros incluem a tecnologia e serviços de componentes para duas rodas (Magura, BrakeForceOne) e tecnologia de bateria (Unicorn Energy). Desta forma, a ZF continua a estabelecer acordos com parceiros externos e outros especialistas no setor. Por este motivo, a ZF fundou a Zukunft Ventures GmbH em setembro de 2016. Sediada em Friedrichshafen, a empresa tem uma missão clara: investir em empresas que são ativas em campos tecnológicos relevantes para a ZF. Estas empresas, que frequentemente são menores, mas já bem estabelecidas, recebem suporte de um parceiro maior e, em contrapartida, a ZF terá maior acesso a tecnologias sustentáveis que a manterão um passo à frente da concorrência.

 

 

A ZF acredita que há um grande potencial futuro no campo de micromobilidade e isso se aplica igualmente ao transporte de pessoas e carga. Estudos já previram enorme crescimento no uso de veículos leves elétricos até 2030, em particular para logística em centros de cidades.

 

 

A joint venture é ideal para atender o mercado da micromobilidade. De acordo com Dr. Stefan Sommer, “esta nova joint venture une as diversas competências prospectivas dos parceiros individuais: alto nível de inovação, velocidade, competência global de produção automotiva e expertise de primeira linha em vendas e serviços.”

 

 

Os objetivos desta mais nova joint venture incluem o desenvolvimento, fabricação e venda de produtos para o mercado de eletromobilidade. Já existem planos para apresentar as primeiras soluções no segundo semestre. A proximidade dos parceiros irá simplificar o trabalho colaborativo e acelerar a conclusão de novos projetos.

 

 

“Ao longo das últimas décadas, nossas soluções inovadoras para sistemas de freios tiveram um papel fundamental na evolução da bicicleta, principalmente as mountain bikes”, explica o CEO da Magura, Ralph Berndt. “Nossa experiência em eletromobilidade é caracterizada por um extenso know-how e parcerias sólidas no Magenwirth Technologies Group. Esta joint venture nos ajudará a criar novas dimensões com a eletromobilidade”.

 

 

“Juntamos forças para agrupar nossas aptidões e conhecimentos complementares para desenvolver produtos para o forte crescimento no mercado de eletromobilidade”, acrescenta o CEO da BFO, Frank Stollenmaier.

 

 

A Unicorn Energy possui tecnologia adicional para eletromobilidade em seu portfólio. “Nossas principais competências são o desenvolvimento e padronização de sistemas de bateria com foco em infraestrutura, gerenciamento de energia e comunicação. É por isso que nossos produtos são ideais para uso em várias aplicações de baterias móveis e estacionárias”, comenta Michael Preiß, CEO da Unicorn Energy. “É através dessa experiência que a Unicorn Energy atende aos complexos requisitos de eletromobilidade nesta joint venture”.

 

 

Soluções de tração para veículos leves são uma tradição para a ZF. Por exemplo, o eixo com formato de torpedo desenvolvido pela empresa antecessora da ZF, a Fichtel & Sachs, ajudou o freio de bicicleta a alcançar sucesso global no início do século 20 e estabeleceu a norma industrial até os anos 1980. De volta aos anos 1930, a Sachs também forneceu motores auxiliares para bicicletas, vendendo milhões, principalmente nos anos 1950. Em 2001, a ZF adquiriu a Sachs da Mannesmann.