MM Editorial | ZF equipa o novo Jeep Commander com avançadas tecnologias de segurança e direção elétrica
14279
post-template-default,single,single-post,postid-14279,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

30 ago ZF equipa o novo Jeep Commander com avançadas tecnologias de segurança e direção elétrica

 

  • Modelo fabricado no Brasil conta com Coluna de Direção Elétrica (EPS), Freio de Estacionamento Elétrico (EPB), Cinto de Segurança, além de Airbags Lateral e de Passageiro da ZF

 

  • Transmissão automática de 9 velocidades da ZF equipa as versões à diesel

 

  • Modelo desenvolvido e produzido no Brasil será exportado para outros países latino-americanos

 

A ZF participa do importante lançamento da Stellantis no Brasil fornecendo avançadas tecnologias de segurança ativa e passiva e direção elétrica para o novo Jeep Commander, modelo desenvolvido e produzido no Brasil e que será exportado para outros países latino-americanos. O novo Jeep Commander contará com tecnologias da ZF  como a Coluna de Direção Elétrica – EPS, Cinto de Segurança, Airbag Lateral, Airbag de Passageiro e Freio de Estacionamento Elétrico – EPB. A renomada transmissão automática de 9 velocidades da ZF também equipa as versões à diesel do lançamento.

 

Produzida pioneiramente pela ZF no Brasil desde 2012, a coluna de direção elétrica (EPS) está presente no novo Jeep Commander. A utilização desta tecnologia no novo modelo confirma a tendência de crescimento de demanda por equipamentos que oferecem maior eficiência energética e redução de emissões, conforto e segurança ao dirigir, além de ser mais sustentável em comparação com a direção hidráulica, pois dispensa a bomba de fluído hidráulico.

 

O Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) da ZF automatiza a função de freio de estacionamento, eliminando a tradicional alavanca manual de freio. Essa automação permite maior segurança, conforto e eficiência ao sistema, contribuindo com a economia de combustível, uma vez que o veículo, com menos equipamentos mecânicos, torna-se mais leve. Outra vantagem que possibilita a economia de combustível é a eficiência energética, que ocorre graças à redução do atrito residual entre pastilha e disco, após a liberação do freio de estacionamento.  O acionamento do freio ocorre por meio de um botão que pode ser colocado em qualquer ponto do veículo, a critério da montadora. No caso do Jeep Commander, o botão está instalado no console central próximo a manopla do câmbio.

 

O sistema EPB da ZF está em sua sexta geração de desenvolvimento e foi introduzido no mercado global pioneiramente pela empresa em 2001. Desde então, mais de 100 milhões de unidades já foram produzidos em todo o mundo.

 

Tecnologias de segurança passiva ZF, produzidas em Limeira, SP, onde também são fabricados sistemas de freios, direção, volantes e eletrônicos para segurança, também equipam o Jeep Commander. O cinto de segurança é fundamental para manter os ocupantes do veículo em posição segura e ajudar a reduzir danos e riscos em caso de acidentes. Os cintos de segurança contam com a aplicação de mecanismos retratores, responsáveis pela extração/retração do cadarço e travamento do ocupante em caso de frenagem brusca e atuam em conjunto com airbags, otimizando a segurança dentro do veículo. Além dos cintos, o Jeep Commander conta também com airbags de passageiros, bem como airbags laterais da ZF, produzidas na mesma unidade ZF no interior paulista.

 

A ZF também está presente nas versões diesel do novo Jeep, com a transmissão automática de 9hp, que possui design compacto e sistemas modulares. Entre suas características, a ZF destaca a eficiência nas trocas de marchas, devido ao escalonamento próximo entre as nove velocidades, o que torna as mudanças praticamente imperceptíveis.

 

 

Novo Jeep Commander

 

O novo Jeep Commander foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, além de trazer um conceito global.

 

O modelo é o único SUV do segmento D, ou seja, SUVs grandes, projetado no Brasil. Com produção em Pernambuco, será exportado para outros países latino-americanos.

 

Por fora o novo Jeep Commander conta com conjunto óptico Full LED integrado com as tradicionais e marcantes sete fendas da Jeep na grade e as novas setas dinâmicas, a logomarca Commander com exclusivos detalhes em cobre, as linhas robustas da traseira com a sofisticação da assinatura das lanternas e a sigla que apresenta o nome da nova versão Overland.

 

E por dentro se destacam o moderno volante e a tecnologia do cluster Full Digital e da central multimídia flutuante, passando pelo refinamento do acabamento do painel em dois materiais, com couro preto e suede marrom com costuras Burnished Cooper, bancos em couro marrom também com detalhes em suede marrom e bordado classic no encosto, até chegar ao apoia-braços com a inscrição Jeep 1941.