MM Editorial | ZF eleva padrões de qualidade de barras de direção e ligação
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10 set ZF eleva padrões de qualidade de barras de direção e ligação

 

 

  • Com nova máquina, ZF garante que barras de direção e ligação produzidas no Brasil estejam entre as mais confiáveis do mundo

 

  • Novo equipamento já está disponível na planta industrial de Sorocaba, SP

 

 

A ZF adquiriu recentemente uma máquina de dobra, CNC, para produção de barras de ligação e de direção para linha de veículos comerciais (caminhões e ônibus) e já está disponível na planta industrial de Sorocaba, SP. A nova máquina é uma das mais modernas do mundo para esta operação específica e agrega ainda mais qualidade e eficiência à produção desses componentes. De acordo com Marcelo Castro, Gerente Sênior Regional de Negócios da ZF, outras localidades da ZF, como Alemanha e China, possuem equipamentos similares. Sua principal vantagem é permitir a produção de peças com maior precisão na geometria.

 

As barras de direção e ligação são consideradas de vital importância e classificadas como itens de segurança veicular. Ao elevar os padrões de qualidade no processo fabril por meio da aquisição do novo equipamento, a ZF garante que esses componentes produzidos localmente estejam entre os mais confiáveis do mundo, atendendo também as recentes demandas dos clientes para alcançar maiores índices de precisão devido aos designs cada vez mais sofisticados dos veículos.

 

Com a aquisição, a ZF pode produzir no Brasil versões mais complexas de barras, chegando a uma família específica com muitas curvas e mais de dois metros de comprimento. Essa barra pode ser aplicada em caminhões de nicho voltados aos segmentos de mineração e agricultura, e por seu peculiar tamanho e formato, recebeu o apelido de “anaconda”, em referência à grande cobra que faz parte da espetacular fauna nacional.

 

“Em uma primeira etapa nosso objetivo é transferir a produção dos itens atuais para a nova máquina CNC. As oportunidades adicionais de portfólio estão sendo estudadas”, diz.

 

Ainda de acordo com Marcelo Castro, “outro destaque da tecnologia presente nas barras de direção e ligação está no sistema de vedação de seus terminais esféricos, que evitam a contaminação por condições ambientais diversas e tornam a durabilidade do conjunto superior. A função principal das barras de direção e ligação é transferir o movimento de esterçamento do volante e caixa de direção às rodas, possibilitando uma direção precisa, leve e sobretudo segura” conclui.