MM Editorial | ZF amplia linha de drivelines elétricos para veículos comerciais
12767
post-template-default,single,single-post,postid-12767,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

12 jul ZF amplia linha de drivelines elétricos para veículos comerciais

 

  • CeTrax lite é um sistema de tração central elétrico para vans e veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas
  • CeTrax mid, sistema de tração central elétrico, atende veículos comerciais médios de até 19 toneladas
  • Sistemas totalmente integrados asseguram instalação versátil com princípio “Plug-and-Drive”

Friedrichshafen. Com dois novos sistemas de tração central elétricos, a ZF complementa seu portfólio de soluções para eletrificação de veículos comerciais. O CeTrax lite e o CeTrax mid são conceitos “Plug-and-Drive” totalmente elétricos projetados para aplicação em vans de entrega e veículos comerciais leves de até 7,5 toneladas (CeTrax lite), bem como em veículos comerciais médios de até 19 toneladas (CeTrax mid). Com estas duas soluções, a ZF pretende atender estes segmentos e apoiar a indústria rumo à condução sem emissões.

Com o CeTrax lite e o CeTrax mid, a ZF está expandindo sua linha de drivelines elétricos para veículos comerciais com peso total permitido de até 19 toneladas. O diferencial do CeTrax lite e do CeTrax mid é a estrutura integrada do sistema de tração central elétrico, que reúne um motor elétrico, uma unidade eletrônica e uma transmissão, formando um conjunto compacto com uma única carcaça. Dessa forma, a unidade eletrônica não precisa ser ligada separadamente ao motor elétrico, uma vez que essa conexão já vem pronta no componente. Graças à estrutura compacta, ambos os sistemas oferecem ampla flexibilidade na instalação em plataformas já existentes de veículos, evitando que a montadora tenha que fazer maiores ajustes nos chassis ou eixos.

“Com o conceito ‘Plug-and-Drive’ dos nossos modelos do CeTrax, as montadoras podem reduzir gastos que seriam necessários para o desenvolvimento e a instalação. A ZF está se concentrando primordialmente nas montadoras e frotistas que, no contexto de uma estratégia de plataforma, necessitam mudar os atuais modelos convencionais para produzir versões movidas a eletricidade”, explica Dr. Mark Mohr, Head do setor de desenvolvimento de tecnologia para veículos comerciais da ZF.

Sinergias com a engenharia de carros de passeio aceleram o desenvolvimento de soluções para veículos comerciais
O CeTrax lite e o CeTrax mid foram equipados com os componentes elétricos utilizados no comprovado sistema de acionamento central de eixos que a ZF já lançou para carros de passeio, no qual a potência do motor elétrico assíncrono é transferida por uma transmissão, o que favorece a estrutura compacta da unidade. A aplicação dos mesmos componentes – de carros de passeio a caminhões de 19 toneladas – viabiliza soluções economicamente atrativas para o segmento de veículos comerciais. As partes mecânicas foram desenvolvidas para atender aos requisitos do funcionamento de veículos comerciais, da mesma forma que a carcaça juntamente com todos os componentes otimizados e pontos de fixação.

O CeTrax lite leva um motor elétrico assíncrono com potência de pico de 150 kW e impressionante torque de 380 Nm, o que, em termos de desempenho, não deixa nada a desejar em comparação a equipamentos convencionais do mesmo segmento. Mesmo se tratando de um sistema totalmente integrado com um motor elétrico, uma transmissão de uma velocidade e uma unidade eletrônica, o CeTrax lite é supercompacto e mais leve, com cerca de 120 kg.

Contando com dois motores elétricos assíncronos montados em paralelo, o CeTrax mid assegura forte tração – inclusive em veículos com peso de até 19 toneladas. A potência de pico do sistema é de 300 kW, com uma transmissão Powershift de dois estágios que transfere um torque de 760 Nm. Nesse caso, a estrutura totalmente integrada também facilita a instalação no veículo. Em combinação com os dois sistemas de tração da ZF é possível continuar utilizando normalmente os eixos padrão com relação de transmissão convencional.