MM Editorial | ZF América do Sul é nomeada como fornecedora da Foton Caminhões no Brasil
11575
post-template-default,single,single-post,postid-11575,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

11 nov ZF América do Sul é nomeada como fornecedora da Foton Caminhões no Brasil

ZF América do Sul é nomeada como fornecedora da Foton Caminhões no Brasil

11.11.2015

  • Fornecimento será para o primeiro caminhão nacionalizado da marca, o modelo Foton 10-16DT, de 10 toneladas.
  • Transmissão ZF 6S500 de seis marchas faz com que o motor trabalhe em menor rotação, o que aumenta sua vida útil e economiza combustível.
  • Embreagem, fabricada no Brasil, está entre as maiores do segmento até 10 toneladas, garantindo conforto e durabilidade.

 

A ZF foi nomeada como fornecedora da transmissão e embreagem para o primeiro caminhão da Foton Caminhões fabricado no Brasil, a partir de 2016. O modelo Foton 10 – 16DT de 10 toneladas, cujo protótipo se encontra em fase final de testes de rodagem, passa por avaliações técnicas pela engenharia da empresa e será equipado com a transmissão ZF 6S500, exclusivamente desenvolvida para o segmento de comerciais leves.

A embreagem, fabricada no Brasil, possui 350mm de diâmetro e está entre as maiores do segmento até 10 toneladas, garantindo conforto e durabilidade. De acordo com Mauro Di Ciomo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Engenharia de Aplicação de Embreagens para OEM, o revestimento orgânico heavy duty é o mesmo utilizado em veículos de maior carga e severidade, além do consagrado amortecedor torcional de 188mm que protege a transmissão das vibrações geradas pelo motor.

De acordo com Frederico Colella, Gerente de Vendas de Transmissões para OEM da ZF, a primeira transmissão desenvolvida exclusivamente para a Foton foi em Hangzhou, na China, em 2010, para o mercado local de veículos comerciais, e recebeu o nome de Ecolite 6S500.  Desde então, as duas empresas vêm trabalhando em conjunto para desenvolver novos modelos equipados com soluções da ZF. O desenvolvimento da primeira transmissão seguiu a metodologia DFM – Design for Manufacturing, uma forma estruturada de colaboração entre qualidade, aquisição, desenvolvimento e produção, neste caso, junto aos fornecedores, que foram apoiados pela ZF. “O modelo adotado trouxe aumento de qualidade, economia no tempo de desenvolvimento e redução de custos de fabricação. Desta forma, a primeira transmissão construída para a Foton chinesa foi implementada em apenas dois anos”, explica Colella.

Assim como a primeira transmissão desenvolvida na China, a transmissão ZF 6S500, utilizada no modelo de 10 toneladas da Foton no Brasil, traz o benefício da 6ª marcha Overdrive. Isso possibilita que o motor trabalhe em menores rotações e ofereça redução no consumo de combustível.

Na opinião de Leandro Lucki Gedanken, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton, responsável pelos testes que vêm sendo realizados no Brasil, tanto a transmissão ZF como a embreagem garantem confiabilidade ao veículo. “Fizemos diversos estudos analisando o mercado brasileiro e seus potenciais clientes e também nos baseamos na expertise que já existe no caminhão de 10 toneladas chinês, que possui os produtos ZF”.

De acordo com esses comparativos, o modelo Foton 10-16DT será o único em sua categoria no País a oferecer a transmissão ZF 6S500 de seis marchas, com Overdrive, oferecendo inclusive entrada para tomada de força.

“Nossos concorrentes diretos utilizam transmissões de cinco marchas, e quando oferecem as de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente, com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com transmissão de seis marchas e Overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, completa.

Para Colella, “fazer parte dos planos da Foton do Brasil é um reconhecimento ao trabalho intenso de busca pela excelência que temos na ZF em todo o mundo. Estamos muito satisfeitos com a nomeação no Brasil, que partiu da China, onde já temos um excelente relacionamento comercial, com o fornecimento de diversos modelos, em variados segmentos”, finaliza.
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto – Foton 10-16DT

São Paulo, 11 de novembro de 2015.

Grupo ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.

Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.

Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.

Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com

 

Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br