MM Editorial | Um ano de forças unidas da ZF com a ZF TRW: competências ampliadas e sucesso econômico
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12 jul Um ano de forças unidas da ZF com a ZF TRW: competências ampliadas e sucesso econômico

• Apenas 13 meses após completar a aquisição, a ZF expandiu seu potencial e está ainda mais forte com a ZF TRW.

 

• Com volume de vendas de 29,2 bilhões de euros, o Grupo ZF adquire novas dimensões.

 

• Juntas já desenvolveram conceito inédito para veículos comerciais.

 

• “Ver – julgar – agir”: as inovações da ZF dão características humanas aos veículos.

 
Há pouco mais de um ano, no dia 15 de maio de 2015, a ZF Friedrichshafen AG finalizou a incorporação da TRW Automotive. A partir desse dia, o Grupo ZF ampliou ainda mais suas competências atrativas, sua presença no mercado e seu potencial econômico. O lema da integração (“The Power of 2”) se revelou uma excelente orientação: além de se complementarem, as aplicabilidades dos produtos de ambas empresas alavancam suas potencialidades em diversos campos.

 

A empresa de tecnologia também dá uma demonstração de seu poder de inovação apresentando diversos novos conceitos. O Veículo Urbano Avançado para carros de passeio e o ZF Innovation Truck 2016 para veículos comerciais são abordagens com foco na segurança, eficiência e condução autônoma. Além disso, com esses projetos a ZF comprova as vantagens oferecidas pela interação entre as tecnologias de sensores, eletrônica e atuadores, que podem ser resumidas com os termos “ver – julgar – agir”, expressando perfeitamente o novo portfólio ampliado de competências do Grupo ZF.

 

No início de 2016, a divulgação do primeiro balanço depois da integração da TRW deixou evidente que o Grupo ZF estava adquirindo novas dimensões, com volume de vendas na marca dos 29,2 bilhões de euros em 2015. A ZF TRW favoreceu expressivamente esse crescimento como Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva, que, desde sua incorporação, alcançou vendas correspondentes a 8,9 bilhões de euros, valor incluso pela primeira vez nas demonstrações financeiras do Grupo ZF. O fortalecimento da presença de mercado também resultou em um maior equilíbrio na distribuição das vendas regionais: na América do Norte, sua cota subiu de 20% para 28%, ao passo que na Europa diminuiu de 56% para 47%. Na região Ásia-Pacífico, a proporção das vendas da ZF chegou a 22% (no ano anterior, foi de 20%). A participação da América do Sul, impactada pelo novo dimensionamento do mercado automotivo brasileiro, diminuiu para aproximadamente 3%.

 

Além disso, no ano passado, a ZF diminuiu seu endividamento em 1,4 bilhão de euros – uma redução bem maior que o esperado, o que fez com que a Standard & Poor’s recentemente valorizasse a marca com uma nota de crédito mais alta. A agência de avaliação de risco atribuiu ao Grupo ZF a classificação BB+, com previsões estáveis: com a redução de suas dívidas, a companhia melhorou expressivamente seu próprio perfil de risco financeiro.
Integração mostra resultados com novos conceitos para automóveis e veículos comerciais

 

Em setembro de 2015, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA), Alemanha, a ZF já mostrou os primeiros frutos da integração perfeita: o Veículo Urbano Avançado – o conceito de um carro subcompacto com acionamento puramente elétrico evidencia o potencial da integração inteligente dos vários sistemas do chassis, do driveline e de assistência ao motorista. Também responsável pelos avanços tecnológicos, a ZF TRW complementou as competências das divisões da ZF. O sucesso foi repetido em fevereiro de 2016 na Suécia com a apresentação do protótipo de um modelo de série, que revelou o valor agregado da combinação do sistema de direção do eixo traseiro AKC (do inglês Active Kinematics Control) da ZF com o sistema de direção elétrica Dual Pinion EPS (do inglês Electrically Powered Steering) no eixo dianteiro da ZF TRW.

 

Passado um ano da fusão, a interação das competências também conquista o segmento de veículos comerciais com o ZF Innovation Truck 2016. Nesse conceito, a empresa implementou uma série de funcionalidades que revolucionarão o futuro da logística, do transporte de mercadorias e da segurança no trânsito. Funções de manobras autônomas, sistema semiautomatizado Highway Driving Assist de direção assistida em rodovias e um programa de assistência de frenagem e manobra de desvio são exemplos de soluções que integram as novidades apresentadas. Para viabilizar essas inovações, os engenheiros da ZF juntaram os sensores, sistemas eletrônicos e tecnologia de direção da ZF TRW ao driveline e tecnologia de chassis da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais da ZF, compondo um conjunto inteligente. Tudo isso torna a operação dos veículos comerciais mais segura, eficiente e – principalmente para os motoristas e colaboradores das transportadoras – bem mais confortável e simples.

 

Diferencial: “ver – julgar – agir”

 

“Com a integração da TRW, a ZF cobre todos os aspectos essenciais da condução autônoma, fazendo com que os veículos possam ver, julgar e agir”, é como o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer, descreve o grande diferencial da empresa de tecnologia. Hoje a companhia já fornece sistemas de sensores, controles inteligentes e atuadores mecatrônicos, sendo que estes últimos são decisivos, já que identificar riscos e refletir sobre como evitá-los pouco ajuda se não forem tomadas ações concretas, assumidas por sistemas mecatrônicos de frenagem e direção, bem como por elementos ativos do chassis, ambos inclusos na linha de produtos da ZF.

 

No futuro próximo da condução automatizada, o foco estará adicionalmente na condição da atenção do motorista. A ZF também domina esse aspecto fundamental do monitoramento do condutor. Recentemente, a marca conquistou todo o segmento com conceitos inovadores que abrangem as interfaces homem-máquina. Isso mostra que a companhia está perfeitamente posicionada para desempenhar um papel importante na maior penetração de mercado esperada da condução automatizada em todos os segmentos automotivos: do automóvel, passando pelo veículo comercial, até máquinas agrícolas e de construção.

 

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Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
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