MM Editorial | Engenharia brasileira da TE Connectivity recebe prêmio global de inovação entre todas as unidades da empresa no mundo
13894
post-template-default,single,single-post,postid-13894,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

27 jan Engenharia brasileira da TE Connectivity recebe prêmio global de inovação entre todas as unidades da empresa no mundo

  • Câmeras de alta precisão asseguram maior qualidade e eficiência ao processo de fabricação de terminais

  • A solução será exportada para outras unidades da TE no mundo, como a dos EUA

 

A engenharia da TE Connectivity, líder global de conectividade e sensores para setores automotivo, agrícola, aeroespacial, energia, industrial entre outros, com fábrica em Bragança Paulista, SP, levou o prêmio principal entre as inovações de melhorias apresentadas por todas as unidades da empresa no mundo, com o projeto “Câmera Vision System Terminal Inspection” (Inspeção de Terminais – Sistema de Visão por Câmeras). O reconhecimento faz parte do TE Best Practice Award, uma premiação mensal voltada para Projetos de Inovações de todas as unidades da TE do mundo.

 

O projeto, que teve um investimento de apenas 43 mil dólares, prevê a instalação de um sistema de câmeras de alta eficiência capaz de fazer até duas mil inspeções por minuto. Os autores da ideia são os engenheiros de manufatura da TE, Rafael Vaz, Jackson Oliviera, Marcelo Silveira; e o supervisor de engenharia de manufatura da TE, Tyrone Hewitt.

 

A TE conta com 20 prensas de alta precisão com alta velocidade de processamento, que são fabricadas na Suíça e produzem cerca de 240 milhões de terminais/mês, destinados para a indústria automotiva, eletrônica e eletrodomésticos tanto para o mercado interno como externo. Em dois desses equipamentos, foram instaladas as Câmeras de Inspeção de Terminais do Sistema de Visão, pois os engenheiros da TE detectaram que o sistema tradicional não é capaz de inspecionar micro falhas de solda a laser. As peças consideradas “ruins” dependem de verificação manual dos operadores, procedimento que pode estar sujeito a erro humano.

 

“Tivemos muitos benefícios com as câmeras de alta eficiência para a inspeção de solda, como por exemplo, o corte e separação automática de peças ruins. O principal ganho está na qualidade do produto, evitando assim eventuais reclamações de cliente ou gastos com seleção de peças. Como o sistema é mais eficiente e permite maior produtividade das máquinas, iremos construir mais equipamentos para atender as demais prensas e já temos até demanda das demais unidades da TE em outros países, como nos EUA”, pontua Paulo Trevisan, gerente de Engenharia de Manufatura da TE.

 

A solução será exportada para outras unidades da TE no mundo. “Com os resultados positivos desta inovação, a TE dos EUA já encomendou cinco equipamentos como esse”.

 

Reconhecimento

A TE de Bragança Paulista já ganhou outros Prêmios de Inovações, mas é a primeira vez que a empresa ganha prêmio máximo.

 

“Essa premiação é a prova irrefutável da alta qualidade, criatividade e competência da engenharia brasileira”, comentou Paulo.

 

Projetos de melhorias estão no escopo de trabalho da Engenharia de Manufatura da TE no Brasil, que sempre busca por meio do Pensamento Enxuto e Inovação em Equipamentos, formas de alcançar o melhor desempenho de processos internos. A planta conta também com um sistema de ideias onde os colaboradores da operação podem expor sua colaboração de melhoria.

 

“Temos atualmente 115 projetos de melhoria em andamento todos com foco em Segurança, Qualidade e Performance de nossos processos”, finaliza Paulo.