MM Editorial | “Circuito ZF de Cultura” encerra atividades do ano e prepara mais ações para 2020
13425
post-template-default,single,single-post,postid-13425,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

20 dez “Circuito ZF de Cultura” encerra atividades do ano e prepara mais ações para 2020

  • Circuito ZF de Cultura teve apresentações do “Da Silva Samba Orchestra“ e “Orquestra Paulistana de Viola Caipira“ e reuniu público de mais de 5.400 pessoas

 

  • A ação faz parte do projeto Integrar para Multiplicar, que promove o engajamento das comunidades vizinhas a unidades da ZF

 

A ZF, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – PROAC/ICMS, realizou o Circuito ZF de Cultura com quatro grandes espetáculos gratuitos ao público nas cidades de Sorocaba, Araraquara, Limeira e São Bernardo do Campo. O ciclo de shows reuniu mais de 5.400 pessoas ao longo de sua realização.  O patrocínio faz parte da ação da ZF “Integrar para Multiplicar” de engajamento comunitário nas cidades onde a empresa possui unidades.

 

“Para nós da ZF foi uma experiência única e uma rica oportunidade que criamos de aproximação com as comunidades vizinhas as nossas unidades. O circuito começou com o samba e proporcinou momentos inesquecíveis nas apresentações realizadas em Sorocaba. Nas próximas cidades do Circuito entrou em cena a viola caipira, que mostrou a todos como o Brasil é rico culturalmente. O Circuito ZF de Cultura nos deixou orgulhosos e muito satisfeitos, por termos conseguido reunir tantas pessoas para apreciar esses gêneros musicais tão importantes e diversos para o Brasil e para o mundo. O sucesso e a receptividade das pessoas foram excelentes neste ano e já estamos planejando as ações para 2020“,  afirma Ana Carolina Gonçalves, diretora de Recursos Humanos da ZF.

 

Clássicos do Samba em Sorocaba – A cidade de Sorocaba foi a primeira a receber o Circuito ZF de Cultura, no dia 03/11, com a apresentação da “Da Silva Samba Orchestra“, que recebeu cerca de 1.500 pessoas de todas as idades e classes sociais no Parque Campolim, centro da cidade. A “Da Silva Samba Orchestra“ busca na linguagem do samba e da gafieira suas principais referências. O show contou com repertório dos maiores clássicos de compositores que fizeram do samba um patrimônio nacional, como Noel Rosa, Vinícius de Moraes, Clara Nunes, Chico Buarque, Paulinho da Viola, todos interpretados pela voz de Denise Amaral.

 

Segundo Ana Carolina, “o grupo “Da Silva Samba Orchestra” permitiu que músicas conhecidas pelo público geral fossem interpretadas para a linguagem do samba instrumental, dando uma nova roupagem para vários clássicos do gênero musical. Alcançamos o nosso objetivo de reunir famílias em um ambiente público onde todos puderam desfrutar de música de qualidade. O público foi variado com famílias inteiras, crianças, casais e idosos. Foi um evento muito animado”.

 

Viola Caipira em Araraquara, Limeira e São Bernardo do Campo – No dia 24/11, foi a vez da Orquestra Paulistana de Viola Caipira iniciar sua participação no “Circuito ZF de Cultura“ e lotar a Praça do Carmo, localizada na área central da cidade. O evento teve início às 20h, logo após a missa realizada na Capela do Carmo, situada na praça, e recebeu cerca de duas mil pessoas. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira, fundada em 1997, é composta por 30 violeiros e regida pelo Maestro Rui Torneze. O grupo conta com um repertório eclético que vai da música instrumental de raiz à erudita, com arranjos e abordagens surpreendentes. Já se apresentou em todo o Brasil e até no exterior, formando público para a Viola Caipira, agradando dos mais humildes aos mais exigentes e refinados ouvidos.

 

“Assim como em Sorocaba, o público foi diverso e reuniu muitas famílias, casais e idosos. O apoio da Secretaria Municipal de Cultura foi essencial na divulgação local do evento. Houve montagem de barraquinhas com venda de comidas e bebidas e toda a renda foi revertida para a creche da cidade”, comenta Ana Carolina.

 

No dia 01/12 a cidade de Limeira recebeu a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. O show aconteceu no Parque Cidade de Limeira e recebeu cerca de 1.200 pessoas.

 

Para encerrar o “Circuito ZF de Cultura”, no dia 08/12 a cidade de São Bernardo do Campo, recebeu a Orquestra Paulistana de Viola Caipira no Parque Chácara Silvestre. “Mais de 700 pessoas cantaram juntas com o Grupo, se emocionaram e participaram ativamente do show. De acordo com Ana Carolina, o espaço escolhido para a realização do espetáculo é muito bonito e extenso e cinco tendas foram montadas para oferecer total conforto ao público”.