MM Editorial | CEO da ZF, Sommer: Aquisição da TRW, um marco em nossa estratégia e um exemplo de timing perfeito
11654
post-template-default,single,single-post,postid-11654,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

17 maio CEO da ZF, Sommer: Aquisição da TRW, um marco em nossa estratégia e um exemplo de timing perfeito


  • Um ano após a finalização da aquisição, a integração progride de forma rápida e construtiva.

 

  • O pagamento da aquisição está dentro do cronograma.

 

  • A Standard & Poor’s aumentou sua classificação de crédito e melhorou sua nota.

Friedrichshafen. Um ano após a aquisição da TRW Automotive, Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG, considerou um “marco na estratégia do nosso Grupo”. A integração da empresa, que passou a ser conhecida como a Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva, está progredindo de modo construtivo e mais rápido do que a expectativa.

 

Após receber a liberação final dos órgãos antitruste, a ZF anunciou a finalização de sua aquisição da TRW Automotive em 15 de maio de 2015. No mesmo dia, as ações da fornecedora automotiva dos EUA foram retiradas da Bolsa de Nova York. Em 20 de maio de 2015, a ZF e a ZF TRW comemoraram oficialmente o “Day One” da empresa combinada. “A aquisição é um marco dentro de nossa estratégia de longo prazo”, diz o CEO da ZF, Sommer. “O timing foi perfeito – não apenas com relação à estrutura financeira, mas também com relação às exigências do mercado. Com a nova estrutura, estamos perfeitamente posicionados para nos tornarmos uma fornecedora verdadeiramente global de sistemas integrados e, assim, muito bem equipados para moldar o futuro das megatendências automotivas. O feedback de nossos clientes tem sido muito positivo. Podemos demonstrar isso todos os dias: a aquisição faz sentido absoluto e está sendo comprovadamente um sucesso”.

 

Desde a aquisição da TRW, a ZF focou especialmente em três atividades específicas: a digitalização dos componentes mecânicos, e-mobility e redução de acidentes automotivos e emissões. “A segurança é um fator-chave rumo à direção autônoma,” explica Sommer. “Enfrentaremos um conjunto totalmente novo de desafios, para os quais teremos que encontrar as respostas corretas e desenvolver os produtos certos. Nossos engenheiros estão trabalhando vigorosamente para abordar essas demandas”.

 

A integração, que estava planejada para demorar de três a cinco anos, tem evoluído muito bem. “Muitas etapas importantes foram alcançadas nos primeiros doze meses,” destaca Sommer. “Vendas e Compras estão totalmente integradas e, como unidades combinadas, disponibilizam interfaces claras para clientes e fornecedores. Além do mais, nós recriamos o cargo de Mercado Corporativo, que é ocupado por Peter Lake, que tem muitos anos de conhecimento de marketing da antiga TRW. Nós também estamos realinhando nossas atividades norte-americanas na região de Detroit e integrando os negócios para o mesmo local, na antiga sede da TRW, em Livonia. A antiga sede da ZF em Northville se tornará um Centro de Vendas e Engenharia regional”.

 

O membro do Board responsável pelo mercado norte-americano e pela Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva – e também pelas atividades de integração – é Franz Kleiner. “O Grupo está repleto de colaboradores altamente motivados que conhecem seus produtos excepcionalmente bem, com capacidade de apresentar grandes ideias para a colaboração e novas soluções técnicas,” diz Kleiner. Vários grupos de projetos já estão trabalhando em novos produtos e soluções em que os pontos fortes de ambos os lados se complementam para oferecer novos benefícios em produtos e tecnologias. Apenas seis semanas após a aquisição, o Grupo apresentou seu primeiro marco de integração, o Veículo Urbano Avançado, um veículo conceitual para mobilidade urbana que combina as principais tecnologias de ambas as empresas. Na feira de veículos comerciais IAA em Hannover, em setembro deste ano, a ZF lançará o segundo Innovation Truck, como produto combinado da ZF e ZF TRW.

 

A empresa combinada também demonstrou uma tendência financeira positiva no primeiro ano: as vendas do Grupo, que incluem as vendas da TRW, apenas desde a aquisição em 15 de maio de 2015, atingiram € 29,2 bilhões; e os ganhos, descontados os juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), foram de aproximadamente € 2,9 bilhões.  A Standard & Poor’s reconheceu o pagamento de € 1,4 bilhão da ZF de suas dívidas no ano passado – um pagamento que foi consideravelmente superior ao esperado – ao aumentar a classificação de crédito da ZF. A agência de classificação de crédito agora classifica a ZF com a nota BB+ e um viés estável. A redução da dívida da empresa melhorou consideravelmente seu próprio perfil de risco financeiro. “Nós estamos muito satisfeitos com essa nota,” diz o CEO da ZF, Sommer. “Ela prova mais uma vez que a aquisição foi financiada de modo sólido. Nós desejamos continuar rigorosamente nesse caminho”.

 

A ZF valoriza muito a integração cultural de ambas as empresas. “A integração simplesmente pela integração não é nossa intenção,” explica Sommer. “Nós decidimos trilhar o caminho de identificar e compreender as diferenças culturais e transformá-las em oportunidades”. Com “o melhor de ambas” sendo seu lema, o Departamento de Gestão da Integração (IMO) guia o processo de integração, para garantir que ambas as organizações se beneficiem da aquisição. “Desde o primeiro dia, nossos colaboradores demonstraram grande comprometimento com relação à integração, garantindo, ao mesmo tempo, que nossos clientes sejam tratados de modo adequado,” diz Sommer. “Por essa razão, eles merecem nosso agradecimento e reconhecimento. Eu estou convencido que, com essa equipe, todo o Grupo irá progredir unido”.

 

São Paulo, 13 de maio de 2016.

 

Grupo ZF – A ZF é a líder global no sistema de transmissão e tecnologia de chassis, bem como tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa adquiriu a TRW Automotive em 15 de maio de 2015, e a integrou organizacionalmente como a “Divisão de Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva”. A empresa tem agora um time global de aproximadamente 138 mil colaboradores em cerca de 230 locais, em 40 países, e reportou vendas de € 29,2 bilhões em 2015. Anualmente a ZF investe aproximadamente 5% do seu faturamento em Pesquisa&Desenvolvimento (€ 1,4 bilhão em 2015) garantindo sucesso continuado através do design e engenharia de tecnologias inovadoras. A ZF é um dos maiores fornecedores da indústria automotiva mundial.

 

Para mais informações de imprensa e fotos acesse:  www.zf.com

 

 

Press contact:

MM Editorial – www.mmeditorial.com.br

Fone: 11 2941 7568

Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br

Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br