MM Editorial | O Motor FPT 10.3L equipa nova linha de caminhões Ford Euro V na Argentina
11475
post-template-default,single,single-post,postid-11475,single-format-standard,mkd-core-1.0.3,ajax_fade,page_not_loaded,,mkd-theme-ver-1.4.1,smooth_scroll,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

08 mar O Motor FPT 10.3L equipa nova linha de caminhões Ford Euro V na Argentina

O Motor FPT 10.3L equipa nova linha de caminhões Ford Euro V na Argentina

08.03.2016

  • O motor da FPT Industrial de 10,3L Euro V garante alta performance aliada a um reduzido consumo de combustível. Trata-se do mais leve motor destinado ao segmento de caminhões pesados.
  • Motor equipa os novos modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 Euro V para o mercado argentino.
  • Produzido em Córdoba, o primeiro lote de motores foi entregue no segundo semestre de 2015.

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, é a fornecedora do motor FPT 10.3L Euro V para a Ford equipar dois dos seus modelos de caminhões Cargo na Argentina. O propulsor, que também é produzido na planta argentina da FPT industrial, em Córdoba, é o mais leve e compacto destinado ao segmento de caminhões pesados e já está presente no Brasil com os modelos da marca. O emprego de materiais nobres garantiu robustez, alta potência, maior economia de combustível e menores custos de manutenção aos equipamentos.

Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina, ressalta que “a empresa já estava preparada para atender o mercado argentino no que diz respeito à legislação Euro V, pois a unidade de Córdoba já atendia o mercado brasileiro com motores desta família Euro V desde 2012”.

FPT 10,3L, idealizado para atender às condições mais severas de operação

O propulsor que equipa os modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 possui seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e aftercooler. Sua potência máxima é de 420 hp a 2100 rpm com torque máximo de 1900 Nm a 1050 rpm.

Ideal para aplicações mais severas, o FPT 10,3L possui freio motor por descompressão (CEB), um sistema patenteado que garante potência de frenagem até 30% maior e resulta em maior segurança, maior vida útil do sistema de freios do caminhão e dos componentes do motor. O comando do ventilador de alta velocidade é acionado por polia eletro-magnética e reduz em até 1,5% o consumo de combustível.

O propulsor conta com turbina de geometria variável (VGT) com aftercooler, o que garante uma resposta rápida, principalmente nas trocas de marcha. O resultado é a maior economia de combustível.

Produzido com materiais de alta tecnologia, o FPT 10,3L tem peças mais robustas e entrega alta confiabilidade e eficiência, além de soluções técnicas que visam a redução de peso, como a tampa do comando de engrenagens em plástico e carcaça do volante em alumínio.

As robustas unidades injetoras de alta pressão são homologadas para a legislação Euro V, têm pressão de 1800 bar, garantem uma combustão mais limpa e manutenção mais fácil. Os balancins integrados em um mesmo eixo no FPT 10,3L formam um layout compacto e trazem maior robustez. Tudo isso proporciona redução dos custos de manutenção, preservação da integridade dos componentes, além de economia no consumo de combustível.

Os motores utilizam sistema de pós-tratamento dos gases de escape (SCR) com aquecimento nas linhas de ARLA 32. A solução foi criada para evitar o congelamento das mesmas, caso o veículo transite em ambientes com baixas temperaturas.

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM
Foto – FPT 10,3L

FPT Industrial
A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on-road e off-road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, com potência máxima de 31 kW (41 cv) até 740 kW (992 cv), cilindradas de 2,3L a 20,1L e transmissões com torque máximo de 200Nm a 500Nm. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.000 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas e 6 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Duas delas, na América Latina, em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina), além de um centro de P&D em Betim (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial uma empresa completa. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com

São Paulo, 08 de março de 2016.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
MM Editorial

Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br
(11)2941-7568
www.mmeditorial.com.br