MM Editorial | Conhecimento coletivo: PreVision Cloud Assist aplicado no Veículo Urbano Inteligente da ZF
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02 jul Conhecimento coletivo: PreVision Cloud Assist aplicado no Veículo Urbano Inteligente da ZF

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Conhecimento coletivo: PreVision Cloud Assist aplicado no Veículo Urbano Inteligente da ZF

02/07/2015

  • Conceito preditivo: Sistema de assistência ao motorista com tecnologia em nuvem para mais segurança, eficiência e conforto nas estradas.
  • PreVision Cloud Assist usa as informações coletadas nos percursos anteriores.
  • Ajuste do torque para controle de estabilidade.

 

Segurança e eficiência em qualquer estrada como nos trajetos diários: a ZF mostra que isso é possível com o PreVision Cloud Assist, a estratégia de condução com tecnologia em nuvem instalada no Veículo Urbano Inteligente da marca, e que está sendo apresentada na Alemanha durante este mês. Se o motorista entrar em alta velocidade em uma curva, com o sistema ativado, o programa PreVision Cloud Assist diminui o torque e reduz a velocidade sem acionamento mecânico do freio. Diferentemente dos sistemas de assistência ao motorista controlados por GPS, além de considerar os dados topográficos, o PreVision Cloud Assist inclui em suas análises as experiências realizadas anteriormente no mesmo caminho e faz com que o motorista sempre faça as curvas com a mesma velocidade que julgar ideal, o que torna a condução mais eficiente, reduz as emissões de CO2 e aumenta a segurança.

“As possibilidades oferecidas por um sistema de assistência ao motorista com tecnologia em nuvem como o PreVision Cloud Assist são infinitas”, declara Dr. Harald Naunheimer, responsável pelo departamento corporativo de pesquisa e desenvolvimento da ZF Friedrichshafen AG. “A versão atual do Veículo Urbano Inteligente da ZF comprova essa realidade em termos de segurança e eficiência.” O programa de assistência evita que as curvas sejam feitas com velocidades muito elevadas, que colocam o motorista em situação de perigo. “Além disso, o sistema oferece suporte na condução defensiva – um benefício adicional na eficiência energética e proteção ambiental, sem contar que aumenta as possibilidades do Veículo Urbano Inteligente por meio do acionamento elétrico.”

Segurança e eficiência nas curvas

A função de auxílio do PreVision Cloud Assist vai muito além das soluções de integração da rede interna do veículo e coloca no automóvel a conectividade em nuvem, já que, em cada trajeto, o programa coleta todas as coordenadas relevantes para a posição do carro, a velocidade atual, bem como a aceleração transversal e longitudinal, e armazena essas informações na nuvem. Ao usar esses dados juntamente com o material de mapeamento do GPS instalado no sistema, a função calcula o modo ideal de condução para cada seção do caminho rodado. Se, por exemplo, o motorista entrar na curva com velocidade mais alta que de costume no mesmo percurso, o PreVision Cloud Assist reduz antecipadamente o torque de acionamento até o Veículo Urbano Inteligente alcançar a velocidade ideal para o carro fazer a curva sem necessidade de ativar o freio. Em seguida, ao sair da curva, o motorista pode voltar a acelerar o quanto quiser.

Confiança na experiência ao invés dos mapas

O motorista mantém o pé no acelerador mesmo quando o sistema é acionado. Se for necessário ajustar a velocidade, o próprio motorista pode assumir o comando sobre o processo de assistência a qualquer momento e controlar a função com um kick-down. Quando o veículo passar de novo pela mesma curva, o programa considera automaticamente a atitude do motorista na situação anterior. “O PreVision Cloud Assist foi projetado como sistema que aprende, o que gera um visível benefício adicional”, explica Harald Naunheimer. “Cada vez que o veículo é conduzido, são coletadas informações sobre as condições da estrada, largura da pista ou visibilidade nas curvas que nenhum programa de GPS baseado apenas em mapas possui. O PreVision Cloud Assist trata esses dados como valores obtidos com experiências anteriores e oferece apoio perfeito ao motorista.”

Modos de condução esportiva e econômica

A função de assistência pode ser ativada e desativada ao pressionar apenas um botão. Graças a duas versões diferentes, o motorista pode adaptar o PreVision Cloud Assist ao seu estilo de condução, antes de iniciar a viagem. No modo Eco, a função seleciona a maneira mais econômica de conduzir na curva à frente e reduz a velocidade com a devida antecedência. Com a mesma eficiência, mas sem abrir mão da dinâmica, o motorista pode dirigir no modo Sport, no qual o programa desacelera mais tarde, mas em tempo de alcançar a velocidade ideal para entrar na curva sem ativar o freio mecânico; porém, com recuperação da energia elétrica no motor.

Um único sistema para uma infinidade de opções

“O PreVision Cloud Assist não é apenas interessante para o momento presente de condução”, esclarece Harald Naunheimer. “A tecnologia em nuvem oferece a opção de fazer uma análise dos dados após a condução e utilizar essas informações para otimizar os produtos instalados no veículo.” Por outro lado, os amplos recursos de memória possibilitam incluir uma série de fatores adicionais na avaliação e disponibilizar os mesmos em qualquer lugar, o que permite que dados em tempo real, como condições climáticas ou a situação no trânsito, sejam integrados ao sistema. Outra vantagem é que os motoristas não familiarizados com um determinado trajeto podem se beneficiar com as experiências de outros veículos interligados com o programa, tornando o carro tão seguro e eficiente tanto em estradas desconhecidas como em percursos feitos diariamente.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA DOWNLOAD DAS IMAGENS
Foto 1 – PreVision Cloud Assist
Foto 2 – Volante com sensor de toque HOD
Foto 3 – Openmatics

Legendas:
Foto 1 – Conceito preditivo: a função de assistência ao motorista PreVision Cloud Assist da ZF com tecnologia em nuvem oferece máxima autonomia e segurança na condução do Veículo Urbano Inteligente.
Foto 2 – O volante do Veículo Urbano Inteligente com sensor de toque HOD e display OLED é a interface ideal entre o motorista e o veículo, possibilitando funções automatizadas de assistência e condução.
Foto 3 – Totalmente integrado: o sistema Openmatics da ZF constitui a base telemática do Veículo Urbano Inteligente e registra todos os dados do veículo, recebe e transmite dados ou armazena os mesmos na unidade de bordo.

São Paulo, 02 de Julho de 2015.
GRUPO ZF – A ZF é uma empresa líder mundial em tecnologias de transmissões para veículos, chassis e segurança ativa e passiva. Com a aquisição da TRW Automotive, em 15 de maio de 2015, a ZF agora está presente em cerca de 230 locais em 40 países. Em 2014, ano anterior à aquisição, as duas empresas contavam com 134.000 funcionários e atingiram juntas um faturamento total superior a 30 bilhões de euros. Para obter êxito com produtos inovadores, elas investiram 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento – aproximadamente 5% do faturamento (como nos anos anteriores). A ZF é um dos três maiores fornecedores do setor automotivo.

Em 2015, a empresa celebrará o seu centenário. Originalmente chamada Zahnradfabrik GmbH, a ZF foi fundada em Friedrichshafen, em 1915, por Luftschiffbau Zeppelin GmbH, entre outros. Em seus primeiros anos, a empresa desenvolveu, testou e fabricou transmissores de dirigíveis. Depois de 1919, o foco da empresa mudou para a indústria automotiva e de veículos comerciais, sob a gestão de Alfred Graf von Soden-Fraunhofen, o primeiro gerente geral, e mais tarde responsável pela empresa. Neste setor, a empresa registrou inúmeras patentes para uma tecnologia de transmissões inovadoras e estabeleceu-se de uma vez por todas como uma das principais fornecedoras de tecnologia. A primeira planta localizada fora da Europa foi fundada no Brasil em 1958, impulsionando a globalização e que ainda continua em operação. Além disso, a ZF expande constantemente seu leque de expertise, através também de aquisições. Em 1984, a ZF adquiriu a participação majoritária da Lemförder Metallwaren & Co.KG, uma ação que expandiu o portfólio de produtos para incluir tecnologia de chassis. Em 2001, a ZF adquiriu a antiga Mannesmann Sachs AG para fortalecer o valor agregado na linha de driveline e componentes de chassis. Ela adotou o nome atual ZF Friedrichshafen AG em 1992. A linha de produtos oferecidos atualmente inclui tecnologia de driveline e chassis, como transmissões, componentes de driveline e chassis, e também sistemas de eixos completos e módulos. Os produtos da ZF são utilizados em carros de passeio, veículos comerciais, máquinas de construção e agrícolas, segmento ferroviário e em aplicações marítimas. A empresa também se concentra no negócio de energia eólica e de componentes eletrônicos. Além disso, a ZF Services representa o Grupo internacionalmente no mercado de reposição. Em maio de 2015, a ZF fechou o negócio com a empresa americana de fornecimento automotivo TRW, que foi previamente anunciado em 2014.

Os acionistas da ZF Friedrichshafen AG são a Fundação Zeppelin, administrado pela cidade de Friedrichshafen, com uma participação de 93,8%, e a Dr. Jürgen and Irmgard Ulderup Foundation, em Lemförde, com 6,2%. O slogan “Motion and Mobility” mostra claramente a missão principal da empresa: desde a sua fundação, a ZF desenvolveu e produziu produtos inovadores, para todas as pessoas ao redor do mundo, que querem mover as coisas de forma confiável, confortável e segura, e provar na prática a mobilidade eficiente. Qualidade, liderança tecnológica e poder de inovação sempre definiram a identidade do Grupo – hoje mais do que nunca.

Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com

Press contact:
MM Editorial – www.mmeditorial.com.br
Fone: 11 2941 7568
Marta de Souza – marta@mmeditorial.com.br
Simone Sabatini – simone@mmeditorial.com.br